Num comunicado, o Sporting detalhou as medidas de segurança que irá aplicar de modo a evitar que voltem a ocorrer incidentes como os que aconteceram na Academia de Alcochete.
Corpo do artigo
O Sporting divulgou, esta segunda-feira, as medidas de reforço de segurança que irá adotar, na sequência dos episódios de violência por parte de adeptos, na Academia do Sporting, em Alcochete, na última semana.
Num comunicado conjunto da direção de Operações e Segurança do Sporting e da 2045, empresa responsável pela segurança do clube, o Sporting faz questão de indicar que, quando a atual direção entrou em funções, em 2013, a segurança na Academia de Alcochete já fora aumentada, com "reparação, correção e aumento do número de câmaras do sistema CCTV" (circuito fechado de videovigilância), a "duplicação da equipa" de operações e segurança, o reforço da "iluminação artificial de todo o complexo" e a "adequação do Estádio Aurélio Pereira, inserido no complexo da Academia, aos regulamentos da Liga Portuguesa da Futebol Profissional".
O clube afirma, no entanto que, depois dos incidentes ocorridos a 15 de maio - que são referidos, no comunicado, como um "ataque hediondo" - é agora "forçado" a aplicar novas medidas de segurança.
O Sporting refere que vai proceder a uma "auditoria por entidade independente às condições de segurança da Academia e do Estádio". O clube tenciona que o plantel leonino passe a estar permanentemente acompanhado por uma "equipa de proteção pessoal", além de reforçar a equipa de segurança da Academia.
Quanto às instalações, o clube afirma que vai criar um perímetro de segurança interno, "de modo a isolar a área do futebol profissional das restantes zonas da Academia", examinar a "vedação do perímetro exterior de todo o complexo" e instalar "pilaretes hidráulicos", para limitar o acesso a viaturas.
O clube garante ainda que irá alargar o sistema de CCTV e, inclusive, manter um "operador local permanente", durante 24 horas por dia, "com redundância no Estádio José Alvalade", assim como criar "um segundo posto de controlo de viaturas e pessoas", com ligação automática ao posto da GNR, em caso de emergência.
O Sporting expressa a esperança de, com as medidas adicionais de segurança agora anunciadas, conseguir "proteger da forma mais eficaz a integridade de todos aqueles que trabalham e frequentam a Academia e o Estádio" leoninos.