Dragões atingem a final four da Taça da Liga.
Corpo do artigo
O FC Porto venceu este domingo do Desportivo de Chaves por 4-2, em Trás-os-Montes, num jogo da terceira e última jornada do grupo D da Taça da Liga de futebol, assegurando a passagem à final four da prova. Apesar de o empate servir às aspirações azuis e brancas, os portistas não deram qualquer hipótese à equipa flaviense, a quem apenas a vitória interessava, e chegaram ao intervalo a vencer já por 3-0.
Com o triunfo, o FC Porto venceu o grupo D com nove pontos e vai defrontar na final four, que se vai disputar em Braga entre 21 e 25 de janeiro, o Vitória de Guimarães, vencedor do grupo B.
O primeiro canto do jogo surgiu aos três minutos e foi para o FC Porto. A bola sobrevoou a grande área do Chaves e acabou por sair pela linha lateral, sem ninguém conseguir o cabeceamento. Cinco minutos depois, Soares marcou e inaugurou o marcador para os dragões. O jogador marcou de cabeça, na sequência de um cruzamento de Saravia.
1208832261220528128
Aos 13 minutos, Danilo fez um passe incrível a desmarcar Corona que, sozinho na área do adversário, acabou por rematar contra as pernas de um jogador do Chaves e ganhar canto. Dois minutos depois, ao quarto de hora de jogo, Tiquinho Soares antecipou-se a Rafael Viegas e cabeceou a bola cruzada por Nakajima para o fundo da baliza de Igor Rodrigues. Estava feito o 2-0, uma vantagem confortável para o FC Porto.
1208834079346413568
Danilo viu cartão amarelo aos 22 minutos. Dois minutos depois, o árbitro assinala grande penalidade após uma falta sobre Tiquinho Soares. Marega é chamado a converter. Igor Rodrigues defendeu mas, na recarga, de cabeça, fez o terceiro do Porto.
1208836647359410176
Aos 27 minutos, Nakajima fez um bom remate, mas o guarda-redes do Chaves encaixou sem dificuldade. Com o Natal à porta, o Chaves arrisca-se a sair deste jogo com um saco cheio de golos. A primeira grande oportunidade para o Desportivo de Chaves marcar surgiu aos 41 minutos. Hugo Basto fez um bom remate e obrigou Diogo Costa a uma grande defesa.
Dois minutos depois, Nakajima voltou a rematar para defesa de Igor Rodrigues. E dois minutos foi também o tempo que o árbitro deu de compensação. O último lance da primeira parte foi um pontapé de canto para o Desportivo de Chaves.
No intervalo houve uma alteração na equipa do Chaves e outra no FC Porto. Otávio entrou para o lugar de Danilo e, no Chaves, Platiny substituiu Gamboa. Aos 57 minutos, Marega esteve perto de marcar o quarto golo do Porto. Valeu ao Chaves uma grande defesa de Igor Rodrigues. Os dragões estão muito perto da goleada.
Aos 63 minutos fizeram-se duas substituições de uma só vez, para cada equipa. No FC Porto saiu Corona para entrar Luis Diaz. Do lado do Chaves Wagner saiu para dar lugar a Bachi. Fábio Silva vai ter mais uma oportunidade para jogar na equipa principal dos dragões. Sérgio Conceição vai colocá-lo em jogo, no lugar de Marega.
A um minuto dos 80, Platiny entrou pelo centro da defesa e atirou para o golo.
1208854972386795520
Um minuto depois, Fábio Silva abriu para Luis Díaz rematar para o golo.
1208855616384405504
André Luís surgiu completamente isolado na cara do guarda-redes Diogo Costa, após passe de Platiny, e fez o segundo golo para o Chaves.
1208856561721823232
Aos 87 minutos, Kevin Medina viu cartão vermelho, por falta sobre Nakajima, e o Desportivo de Chaves ficou reduzido a dez jogadores.
O jogo terminou com uma goleada do FC Porto (2-4) sobre o Desportivo de Chaves. A equipa de Sérgio Conceição segue agora para a final four da Taça da Liga, onde vai encontrar o Vitória de Guimarães.
Onze inicial do Chaves: Igor Rodrigues, Rafael Viegas, Hugo Basto, Kevin Medina, José Gomes, Jefferson, Raphael Guzzo, Gamboa, Niltinho, André Luís e Wagner.
Onze inicial do FC Porto: Diogo Costa, Saravia, Marcano, Mbemba, Manafá, Corona, Danilo Pereira, Sérgio Oliveira, Nakajima, Soares e Marega.
Suplentes do Chaves: Ricardo, Correia, Fatai, Diego Galo, Paredes, Batxi e Platiny.
Suplentes do FC Porto: Marchesín, Pepe, Alex Telles, Otávio, Luis Díaz, Fábio Silva e Zé Luis.