Galos voltam a cantar na Luz. Benfica perde com o Gil Vicente e fica a 12 pontos do Sporting
Antoine Leautey e Lourency marcaram os golos gilistas na Luz. Veja os golos.
Corpo do artigo
Dezasseis anos depois, o Gil Vicente voltou a bater o Benfica no Estádio da Luz e pelo mesmo resultado (0-2). Antoine Lautey abriu o marcador aos 35 minutos, numa jogada em que a defesa encarnada ficou mal na fotografia. A estratégia definida pela formação gilista deu frutos e, apesar dos esforços dos encarnados em inverter o resultado, o Gil apontou o segundo golo a nove minutos dos 90 por intermédio de Lourency. Antes do final da partida, o Benfica ainda reduziu a desvantagem através de um autogolo de Vítor Carvalho.
Depois da goleada de mão cheia em Paços de Ferreira, o Benfica regressou à Luz para receber o Gil Vicente, no jogo referente à 27.ª jornada da I Liga. Fugindo ao que tem sido regra geral, o treinador dos encarnados, Jorge Jesus, optou por não fazer alterações à equipa que marcou cinco golos na última jornada na Mata Real. Já a formação de Barcelos, que vinha de uma derrota com o Moreirense, apareceu no relvado da Luz com quatro alterações em relação a esse jogo.
A jogar com três centrais, o Benfica terá ficado um pouco surpreendido com a entrada "atrevida" da equipa gilista. Nos minutos iniciais, a formação orientada por Ricardo Soares aproveitou o espaço concedido entrelinhas e chegou-se à baliza de Helton Leite com algum perigo, mas sem conseguir finalizar. No banco dos encarnados, Jorge Jesus manifestava algum desagrado com a evolução do jogo no primeiro quarto de hora.
O Benfica estava sem ideias e, em contraste, o Gil Vicente demonstrava segurança e confiança na estratégia delineada para o jogo. E foi em contra-ataque que a equipa de Ricardo Soares abriu o marcador.
https://www.vsports.pt/embd/66874/m/7240/tsf/a5e32dcf6200ed467e92455ce27d0078?autostart=false
O extremo francês Leautey pegou na bola pelo lado direito do ataque gilista e fez o que quis da defesa encarnada. Junto à área, fez a diagonal e de pé esquerdo bateu Helton Leite, que não sofria golos há 715 minutos.
Na segunda parte, Jorge Jesus lançou no jogo Everton Cebolinha e mudou o sistema de jogo. Passou a jogar com dois centrais, tendo Lucas Veríssimo ficado no balneário.
Aos 53 minutos, o Benfica esteve muito perto de empatar a partida. O melhor marcador da equipa, Seferovic, aproveitou o espaço dentro da área e, de pé direito, fez um remate que passou a rasar o poste direito da baliza gilista.
https://www.vsports.pt/embd/66895/m/7240/tsf/3af74b9282d905776eb718f98d930fc2?autostart=false
A equipa do Benfica acreditava que o avançado suíço, Seferovic, seria a chave para inverter a desvantagem no resultado. Aos 70 minutos, já com a companhia de Darwin na frente de ataque, o jogador helvético esteve próximo, novamente, do empate. Seferovic apareceu na marca de penálti a rematar, mas a bola saiu ao lado.
O Benfica não conseguia ultrapassar a barreira defensiva do Gil Vicente e a equipa de Barcelos aproveitou. Perante a passividade da defesa encarnada, a turma de Ricardo Soares ensaiou, de novo um contra-ataque e foi feliz. Aos 81 minutos, Lourency fugiu pelo lado esquerdo do ataque e, na cara de Helton Leite, fuzilou de pé esquerdo a baliza encarnada.
Cinco minutos depois, o Benfica conseguiu reduzir, através de um autogolo de Vítor Carvalho, um golo insuficiente para inverter o resultado.
https://www.vsports.pt/embd/66897/m/7240/tsf/2603d0ce17433ed35cb76dd9f2f76ac5?autostart=false
Onze do Benfica: Helton Leite; Vertonghen, Otamendi e Lucas Veríssimo; Diogo Gonçalves, Weigl, Taarabt e Grimaldo; Rafa, Seferovic e Waldschmidt.
Suplentes: Vlachodimos, Gilberto, Gabriel, Pizzi, Cervi, Everton, Pedrinho, Darwin e Gonçalo Ramos
Onze do Gil Vicente: Denis; Joel, Rodrigo, Rúben Fernandes e Talocha; Pedrinho, Vítor Carvalho e Lucas Mineiro; Leautey, Pedro Marques e Lourency.
Suplentes: Beunardeau, Diogo Silva, Henrique Gomes, Claude Gonçalves, Baraye, Kanya, Samuel Lino, Paulinho e Mantuan.