A violência no futebol sueco e os jogos do Benfica e do FC Porto estão em destaque na revista de imprensa desportiva.
Corpo do artigo
Graves confrontos na Suécia causaram a morte de um adepto de futebol. Ontem, ao início da tarde, no centro histórico de Helsingborg, as claques do clube local e do Djurgardens envolveram-se em cenas de violência poucas horas antes do encontro entre as duas equipas, a contar para a primeira jornada do campeonato sueco.
A notícia da morte de um adepto foi conhecida quando o jogo já decorria e originou uma invasão do campo pelos adeptos do Djugardens. Depois de uma intervenção da policia, que fez várias detenções, o árbitro terminou o encontro.
[youtube:Ju4JkGO7XBs]
O FC Porto queixou-se da arbitragem de João Capela após o jogo no Funchal que terminou com a vitória do Nacional por 2-1. A equipa madeirense adiantou-se no marcador por Candeias; Jackson empatou no inicio da segunda parte e pouco depois Rondón fez o resultado final.
Os "azuis e brancos" queixam-se de um golo mal anulado e de o primeiro golo do Nacional ter sido apontado em fora de jogo. Luís Castro lembrou que não é a primeira vez que a sua equipa é vítima de erros graves de arbitragem: «em Alvalade sofremos um golo em fora de jogo e marcámos um golo limpo».
Os desportivos contam ainda o episódio que envolveu Quaresma. Logo depois do apito final, o extremo correu em direção a um adversário e só a intervenção de responsáveis do FC Porto conseguiu serenar os ânimos. O FC Porto está agora a 8 pontos do Sporting e a 15 do Benfica.
Manuel Machado diz que a vitória do Nacional está bem entregue, «pelo que fizemos na primeira e pela forma estoica como sofremos o assédio final do Porto o resultado acaba por cair bem para o nosso lado».
Antes deste jogo na Madeira, o Benfica ganhou em Braga por 1-0 com um golo de Lima. Jorge Jesus não altera o discurso. Lembra que «as contas só se fazem no fim».
O treinador do Sporting de Braga, Jorge Paixão, diz que os seus jogadores fizeram por merecer um resultado diferente: «Estou muito satisfeito com os meus jogadores... e penso que merecíamos mais».
Nos outros jogos de ontem, O Rio Ave ganhou 1-0 ao Estoril, a Arouca bateu o Vitória de Setúbal por 1-0 e em Barcelos o Gil Vicente e o Marítimo empataram a um golo.
Em Inglaterra, o Chelsea de José Mourinho foi ultrapassado pelo Liverpool na liderança do campeonato. A equipa londrina perdeu no sábado por 1-0 com o Crystal Palace, um resultado aproveitado pelo Liverpool para chegar ao primeiro lugar com uma vitória sobre o Tottenham por 4-0.
O Zenit de André Villas-Boas está agora a apenas um ponto do primeiro lugar na Rússia. Beneficiou do empate do líder, Lokomotiv de Moscovo. No sábado, o Zenit ganhou por 2-1 no terreno do Amkar Perm.