Dragões juntam-se ao Sporting nos oitavos de final da Taça de Portugal. Veja os golos.
Corpo do artigo
  
O FC Porto, detentor do troféu, apurou-se este domingo para os oitavos de final da Taça de Portugal, ao vencer na receção ao Tondela por 2-1, em jogo da quarta eliminatória da prova.
Numa repetição do embate de há uma semana para o campeonato - vitória dos dragões 4-3 -, o início da partida foi movimentado, com o FC Porto a adiantar-se aos quatro minutos, pelo iraniano Mehdi Taremi, o Tondela igualou aos 20, por João Mendes, e Marega, aos 24, recolocou os azuis em brancos na frente, estabelecendo o resultado final e ditando a continuidade da sua equipa em prova.
Nos oitavos de final, além dos dragões, estão já Académico de Viseu, Sporting, Fafe, Rio Ave, Estoril Praia, Moreirense e Santa Clara.
  
Nesta fase inicial, o Tondela está a tentar ter bola e tirar gás à equipa do FC Porto. Logo aos 4 minutos, Taremi abre o marcador num lance que teve origem num passe de Corona e do qual o iraniano nunca desistiu. Está feito o primeiro.
Bebeto dá um toque a Otávio, que fica muito queixoso. O árbitro demora, mas assinala falta para os dragões. Nestes primeiros dez minutos de jogo, o FC Porto está a pôr a bola a circular e a tentar meter a bola no meio campo do Tondela.
Aos 14 minutos, um contra-ataque muito rápido do Tondela a criar uma situação de perigo junto da baliza do FC Porto. Seis minutos depois, João Mendes aproveita da melhor maneira a recarga, após uma grande defesa de Diogo Costa, e faz o empate.
Depois de um passe excelente de Otávio, Marega estica-se todo, remata meio de lado e faz o segundo. Os dragões estão novamente em vantagem.
  1338202475384483842
  
O Porto está a trocar muito bem a bola nesta primeira meia hora de jogo. Aos 39 minutos o Tondela esteve perto de empatar, mas Diogo Costa defendeu bem. Um minuto depois, Murillo chegou bem à área do FC Porto, mas o cruzamento saiu mal e Zaidu cortou, afastando o perigo.
Jogo interrompido, aos 41 minutos, porque Zaidu está com dificuldades. O árbitro Fábio Veríssimo pede a entrada da equipa médica do FC Porto. O árbitro deu um minuto de compensação. Já nos descontos, a equipa médica dos dragões volta a entrar em campo para assistir Sérgio Oliveira. O capitão do FC Porto vê cartão amarelo pela falta.
O livre que será batido pelo Tondela vai ser o último lance desta primeira parte. O árbitro apita para o intervalo!
Recomeça o jogo no Dragão, sem alterações nas equipas. Aos 47 minutos, um excelente cruzamento de Zaidu coloca a bola em Marega, mas Trigueira sai bem, fecha o ângulo e nega o bis ao jogador do FC Porto. Dois minutos depois, outra vez um grande passe de Zaidu para Marega, mas o colega de equipa estava fora de jogo.
Aos 50 minutos, mais um grande cruzamento de Zaidu, era novamente para Marega. Enzo Martínez aparece primeiro e consegue fazer um corte arriscado, fazendo quase um autogolo. Zaidu lesiona-se neste lance, está com dificuldades. Ficou agarrado à perna e sai para dar lugar a Luis Díaz. É uma baixa importante para o FC Porto.
Aos 53 minutos, Diogo Leite choca com Murillo e não fica muito bem, faz sinal para o banco de suplentes. O central do FC Porto ficou aflito e está a ser assistido no relvado. Entretanto Diogo Leite parece recuperado e vai conversando com Sérgio Conceição e já pediu ao árbitro para regressar à partida.
O Tondela parece estar, aos 70 minutos, cada vez mais confortável na partida e a jogar no meio campo do FC Porto. O jogo está a ficar perigoso para os dragões, mesmo sem a equipa visitante estar a criar grandes situações de perigo.
Aos 72 minutos, dupla alteração no FC Porto. Sai Taremi e Sérgio Oliveira para entrarem João Mário e Romário Baró. No Tondela, por sua vez, seguem-se três mudanças. Entra Filipe Ferreira, João Pedro e Rafa Barbosa. Dois minutos depois, Khacef é punido com um cartão amarelo.
O jogo está no fio da navalha. O Tondela está com muita bola nesta segunda parte e nota-se a inquietação de Sérgio Conceição. Aos 80 minutos, o treinador volta a mexer na equipa. Tira Marega para colocar em jogo Toni Martinez.
Última alteração no Tondela a cinco minutos dos 90. Entra Pedro Augusto e sai Medioub. O FC Porto sofre outra vez para dominar este Tondela. Aos 87 minutos, Souley teve na cabeça o golo do empate, após cruzamento da esquerda. Valeu aos dragões a pontaria ter saído um pouco mais acima do pretendido.
Aos 89 minutos, ataca o FC Porto. Luis Diáz ainda meteu a bola na baliza, mas o jogo já estava parado por alegado fora de jogo do colombiano e de Toni Martinez.
O FC Porto está aflito. Sérgio Conceição pede calma e que a equipa leve a bola para a frente. O árbitro dá quatro minutos de compensação. Aos 92 minutos, o jogo é de novo interrompido, para assistência médica a Otávio.
Jogador do Tondela cai desamparado e o árbitro termina o jogo!
Onze inicial do FC Porto: Diogo Costa; Manafá, Mbemba, Diogo Leite e Zaidu; Corona, Grujic, Sérgio Oliveira e Otávio, Marega e Taremi.
Onze inicial do Tondela: Trigueira; Enzo Martínez, Jota e Medioub; Bebeto, Jaquité, Jaume Grau, João Mendes e Khacef; Mario González e Murillo.
Suplentes do FC Porto: Marchesín, Sarr, Luis Díaz, Romário Baró, João Mário, Felipe Anderson e Toni Martínez.