Defesa do FC Porto chocou com Kritciuk e teve de ser retirado do relvado de ambulância.
Corpo do artigo
O FC Porto empatou, esta quinta-feira, a zeros na visita ao Belenenses SAD num jogo que fica marcado pela assistência a urgente a Nanu. O defesa do FC Porto caiu inanimado depois de um choque violento com Kritciuk, guarda-redes da equipa de Petit, e foi retirado do relvado com recurso a transporte de ambulância.
Com este empate, os dragões somam agora 39 pontos, menos três do que o líder Sporting. Já o Belenenses SAD soma 16 pontos.
13317678
Conceição, que já tinha revelado que ia fazer mudanças na equipa azul e branca, optou por lançar Nanu, Fábio Vieira, Felipe Anderson e Evanílson no onze titular. Sem Luis Díaz, Corona e Marega na equipa, os dragões optaram por praticar um futebol mais direto e com menos recorte técnico, até porque o relvado do Estádio Nacional também não convidava a tal.
Aos 20 minutos de jogo os dragões ainda não tinham encontrado forma de chegar com sucesso à equipa contrária: Felipe Anderson perdia-se em passes falhados, Nanu corria desapoiado e Pepe chegou mesmo a ter de dar voltas sobre si mesmo enquanto esperava que, à sua frente, alguém abrisse linhas de passe.
O Belenenses SAD aproveitou para criar perigo: Varela coloca a bola nas costas da defesa portista e Marchesín sai da grande área para ir ter com ela mas falha o corte. A bola acaba por sobrar para Afonso Sousa que, quando não havia ninguém na baliza, atirou por cima.
Talvez solidário, na outra baliza Kritciuk também fez uma asneira que podia ter dado em golo. Taremi surge em velocidade, consegue fazer a bola passar pelo guarda-redes russo, mas Gonçalo Silva, qual bombeiro, conseguiu afastar o perigo. Segundos depois, Sérgio Oliveira aproveitava um vólei para aquecer as luvas de Kritciuk.
13317556
Com Felipe Anderson desaparecido em pleno relvado, coube a outra das novidades no onze - Fábio Vieira - começar a pegar no jogo portista. O médio português apostava nas bolas longas para o interior da grande área e ia ajudando a criar perigo.
A bola chegou mesmo a entrar na baliza de Kritciuk antes do intervalo, mas o lance foi anulado por fora de jogo de Evanílson depois de uma bola que desviou em Taremi. As imagens televisivas viriam a revelar que o avançado brasileiro estava oito centímetros adiantado.
https://www.vsports.pt/embd/64494/m/7150/tsf/f27fd392dfb20a04aeab6f49323c9e26?autostart=false
E a primeira parte não acabaria sem que Kritciuk, por duas vezes, negasse golos a Felipe Anderson e a Taremi.
Sem alterações em qualquer das equipas, a primeira grande oportunidade do FC Porto na segunda parte surgiu apenas aos 58', mas Fábio Vieira apareceu no lugar errado e acabou por bloquear o remate de um colega de equipa. Um minuto antes, Luis Díaz tinha entrado para o lugar de Felipe Anderson.
A ver pouco brilhantismo dentro do relvado, Conceição optou por lançar Corona e Marega para os lugares de Fábio Vieira e Evanílson. Petit respondeu com Taira e Cassierra para os lugares de Yaya e Varela. Bruno Ramires e Ruben Limas entrariam logo a seguir para os lugares de Afonso Sousa e Calila.
A melhor ocasião da equipa de Petit aconteceu pouco depois do minuto 75', quando Miguel Cardoso deixou para trás três defesas do FC Porto e teve de ser Marchesín, última linha da defesa, a evitar o que seria o 1-0.
O jogo acelerava e os guarda-redes começavam a brilhar ainda mais. Desta vez corria o minuto 81': Luis Díaz conseguiu abrir uma clareira no lado direito da defesa de Petit e cruzou para Taremi, que saltou no coração da grande área. O iraniano consegue cabecear, mas Kritciuk foi rápido o suficiente para ir desviar a bola junto ao chão. Tomás Ribeiro, jovem defesa central que esteve em muito bom plano, resolveu o resto.
Os minutos finais do jogo seriam, no entanto, dramáticos. Nanu e Kritciuk chocam no interior da grande área e ficam ambos muito maltratados.
O defesa do FC Porto fica imóvel e cria-se, de imediato, um momento de pânico entre os jogadores. Sérgio Conceição chega a entrar dentro do campo, mas é retirado, vendo um cartão amarelo no processo. Seguiu-se a entrada de uma ambulância para assistir o jogador portista, que foi retirado do relvado largos minutos depois.
Nesta altura, e apesar de o FC Porto ainda só ter realizado quatro substituições - Zaidu entrara minutos antes - não podia lançar outro jogador para o lugar do Nanu por já ter recorrido às três paragens no jogo a que tem direito.
A partida foi retomada já depois do minuto 90. O FC Porto ainda manteve a pressão sobre a baliza da equipa de Petit mas, a jogar com menos um, não conseguiu mesmo marcar até aos 108'.
Onze do Belenenses SAD: Kritciuk, Gonçalo Silva, Henrique, Tomás Ribeiro, Tiago Esgaio, Diogo Calila, Yaya, Cafu, Afonso Sousa, Varela e Miguel Cardoso
Onze do FC Porto: Marchesín, Manafá, Mbemba, Pepe, Nanu, Uribe, Fábio Vieira, Sérgio Oliveira, Evanílson, Taremi, Felipe Anderson
Suplentes do Belenenses SAD: André Moreira, Rúben Lima, Bruno Ramires, Cassierra, Danny, Taira, Richard, Gonçalo Agrelos e Dieguinho
Suplentes do FC Porto: Diogo Costa, Diogo Leite, Zaidu, Grujic, Luis Díaz, Romário Baró, Tecatito Corona, Marega e Toni Martínez