Foram precisos 36 anos e um novo D10S. Argentina vence França nos penáltis e é campeã do mundo
França e Argentina empataram 3-3 nos 120 minutos e Emiliano Martínez brilhou nos penáltis. Veja os golos.
Corpo do artigo
Após uma partida épica, a Argentina venceu a França nos penáltis e tornou-se campeã do mundo de futebol, 36 anos depois da última vez.
Depois de Maradona no México 1986, os argentinos precisaram de criar um novo génio para levar um título mundial para o país. Messi bisou e Di Maria também marcou, mas um hat trick de Mbappé atirou a decisão para os penáltis. Aí foi Emiliano a brilhar e a dar a taça à Argentina.
TSF\audio\2022\12\noticias\18\filme_do_jogo_final_mundial
Foram os argentinos a ganhar, mas também o futebol português fez história. Enzo Fernández e Otamendi são os primeiros jogadores da história a sagrar-se campeões do mundo enquanto alinham numa equipa portuguesa, neste caso no Benfica.
Ao entrar no onze titular, Lionel Messi participa no 26.º em Mundiais, tornando-se no recordista de partidas na maior competição de seleções do mundo.
15509489
Num estádio repleto, a Argentina foi a primeira equipa a criar perigo. Primeiro, De Paul tenta servir Julián Álvarez na área, mas o avançado não conseguiu emendar. Depois, foi Mac Allister remata de longe à figura de Lloris.
No primeiro quarto de hora da partida, a Argentina aparece por cima do jogo, principalmente pela forma como consegue recuperar a bola rapidamente e em zonas subidas do terreno.
À passagem dos 21 minutos, Di Maria recebe a bola na esquerda, tira Dembélé da frente e entra na área, onde é derrubado. Penálti para Messi cobrar. Depois de quatro finais de Copa América e uma final de Mundiais, é a primeira vez que Lionel Messi consegue marcar no jogo decisivo de uma grande competição de seleções. Argentina na frente do marcador.
Lionel Messi! Está na frente a Argentina!
- SPORT TV (@SPORTTVPortugal) December 18, 2022
⚽ Acompanha todo o Mundial na SPORT TV#sporttvportugal #MUNDIALnaSPORTTV #UEFA #FIFA #WorldCup #Qatar2022 #Argentina #França pic.twitter.com/oHnoJp6VaO
O astro argentino fez o 12.º golo em campeonatos do mundo, igualando Pelé no quinto lugar de melhores marcadores de sempre.
Aos 35 minutos, a FIFA mostrava a estatística de remates: a Argentina tinha cinco tentativas de golo, contra nenhuma da França.
O segundo golo da Argentina surge depois de uma grande jogada coletiva entre Messi, Álvarez e Mac Allister. O atleta do Brighton serve Di Maria na área que, sozinho, só teve de desviar a bola de Lloris. Golo do antigo jogador do Benfica que apareceu visivelmente emocionado nos festejos.
DI MARIA! 2-0 PARA A ARGENTINA!
- SPORT TV (@SPORTTVPortugal) December 18, 2022
⚽ Acompanha todo o Mundial na SPORT TV#sporttvportugal #MUNDIALnaSPORTTV #UEFA #FIFA #WorldCup #Qatar2022 #Argentina #França pic.twitter.com/qFmuqicWKf
Didier Deschamps nem espera pelo intervalo e faz duas alterações aos 41 minutos. Retirou do campo Giroud e Dembélé e fez entra Kolo Muani e Thuram.
O intervalo chegou sem alterações no marcador e as equipas regressaram sem alterações.
No segundo tempo, a França procura crescer na partida, enquanto a Argentina aparece mais retraída, para tentar aproveitar os espaços nas costas da defesa francesa.
Exemplos disso foram os remates de Julián Álvarez, para defesa de Lloris, e o ataque conduzido por Messi e Álvarez, mas que o guarda-redes impediu que chegasse a Mac Allister. No outro lado, Emiliano Martínez continuava sem trabalho.
O selecionador da França volta a mexer na partida, com as entradas de Coman e Camavinga, para as saídas de Theo Hernández e Griezmann. Antes, Scaloni tinha tirado Di Maria e colocado Acuña em campo.
Quando tudo parecia quase decidido, Kolo Muani ganha a frente do Otamendi e o defesa puxa o francês. O árbitro marca penálti e Mbappé aproveita para reduzir, à entrada dos últimos dez minutos da partida.
Na jogada seguinte a França empata. Mbappé recebe a bola à entrada da área, combina com Thuram e o prodígio francês remata para o fundo da baliza. Os franceses empatam a final em poucos minutos.
INACREDITÁVEL! MBAPPÉ BISA EM POUCOS MINUTOS E FINAL EMPATADA!
- SPORT TV (@SPORTTVPortugal) December 18, 2022
⚽ Acompanha todo o Mundial na SPORT TV#sporttvportugal #MUNDIALnaSPORTTV #UEFA #FIFA #WorldCup #Qatar2022 #Argentina #França pic.twitter.com/fqCjdxMlhR
Nos primeiros dois remates enquadrados na partida, a França iguala o resultado de forma inacreditável.
A França ganha um claro ascendente na partida e, aos 87 minutos, Marcus Thuram cai na área e volta a pedir penálti. O árbitro, desta vez, considerou simulação e mostrou amarelo ao francês.
Já no período de compensação e na sequência de um canto, Coman ultrapassa dois jogadores argentinos e serve Rabiot para o remate que esbarra em Emiliano Martínez.
Logo a seguir, Thuram isola-se, mas a receção é má e a bola fica para trás. Messi respondeu de longe e aí foi Lloris a brilhar e impedir o golo.
A partida terminou empatada e seguiu para um prolongamento que minutos antes parecia improvável.
No prolongamento, as equipas disputam o jogo a meio-campo, sem que nenhuma se consiga impor claramente ao adversário.
No último lance da primeira parte do prolongamento, a França perde a bola no meio-campo e Lautaro Martínez, entrado há pouco tempo, isola-se, mas o remate sai ao lado.
No início da segunda parte, a Argentina faz uma boa jogada coletiva, Lloris ainda defende o primeiro remate, mas Messi marca na recarga. Argentinos na frente aos 109 minutos.
MESSI! ARGENTINA VOLTA A MARCAR!
- SPORT TV (@SPORTTVPortugal) December 18, 2022
⚽ Acompanha todo o Mundial na SPORT TV#sporttvportugal #MUNDIALnaSPORTTV #UEFA #FIFA #WorldCup #Qatar2022 #Argentina #França pic.twitter.com/Qg3ndoJHvr
Mas, mais uma vez, nada estava decidido. Na sequência de um canto, Mbappé remata e a bola é cortada pelo braço de um argentino e novo penálti para a França. Na conversão, a estrela da seleção francesa voltou a empatar a partida.
DE LOUCOS! MBAPPÉ OUTRA VEZ!
- SPORT TV (@SPORTTVPortugal) December 18, 2022
⚽ Acompanha todo o Mundial na SPORT TV#sporttvportugal #MUNDIALnaSPORTTV #UEFA #FIFA #WorldCup #Qatar2022 #Argentina #França pic.twitter.com/cu9cV4HEej
Na compensação, ambas as equipas podiam ter arrumado a partida. Kolo Muani, isolado, rematou para uma grande defesa de Emiliano Martínez, enquanto Lautaro, sozinho na outra área, cabeceou ao lado. A partida vai mesmo ser decidida nos penáltis.
Aí, foi Emiliano Martínez a brilhar. Defendeu o penálti de Coman e assustou Tchouameni que atirou ao lado. No lado argentino, Messi, Dybala, Paredes e Montiel marcaram e deram o título à Argentina.
Onze da Argentina: Emiliano Martinez; Molina, Romero, Otamendi, Acuña; De Paul, Enzo Fernández, Mac Allister; Di María, Messi e Julián Álvarez
Onze da França: Lloris; Koundé, Varane, Upamecano, Theo Hernández; Griezmann, Tchouaméni, Rabiot; Dembélé, Giroud e Mbappé
Suplentes da Argentina: Armani, Rulli, Foyth, Montiel, Paredes, Pezzella, Acuña, Palacios, Correa, T. Almada, Papu Gómez, Guido Rodríguez, Dybala, Lautaro e Lisandro Martínez.
Suplentes da França: Mandanda, Areola, Pavard, Disasi, Guendouzi, Kolo Muani, Fofana, Veretout, Saliba, Coman, Konaté, Camavinga e Thuram.