FC Porto às costas de Diogo e aos pés de Taremi. Dragões vingam goleada frente ao Brugge
Até ao FC Porto visitar a casa do Brugge, ninguém tinha marcado aos belgas nesta edição da Liga dos Campeões. Numa noite em que Diogo Costa defendeu a terceira grande penalidade nas últimas três jornadas e Taremi bisou, Evanilson e Eustáquio ajudaram a vingar a goleada sofrida na cidade do Porto. Veja os golos.
Corpo do artigo
O FC Porto deslocou-se à Bélgica, esta quarta-feira, para defrontar o líder do Grupo B da Liga dos Campeões, o Club Brugge. Os dragões venceram por 0-4 e ainda se podem qualificar esta quarta-feira para os oitavos de final da competição. Para isso, o Atlético de Madrid não pode ganhar frente ao Bayer Leverkusen.
Sérgio Conceição repetiu o onze inicial em relação ao clássico da última sexta-feira frente ao Benfica e, no Jan Breydelstadion, Otávio cumpriu o 250.º jogo com a camisola azul e branca. No lado dos belgas, em relação ao último encontro do campeonato belga, frente ao St. Gilloise, Abakar Sylla e Noa Lang entraram para o lugar de Dedryck Boyata e Bjorn Meijer.
Após o apito inicial do árbitro Michael Oliver, a primeira investida ofensiva pertenceu ao Club Brugge. Até aos primeiros cinco minutos, o emblema que equipa de azul e preto dominou a posse de bola e entrou com vontade de assumir a partida.
As queixas do médio dos belgas Raphael Onyedika, após um duelo com Otávio, obrigaram a uma paragem. Quando o nigeriano voltou ao relvado, o FC Porto acordou e iniciou um período de domínio na região das Flandres.
O Brugge podia ter mais posse de bola, mas as oportunidades pertenciam apenas aos dragões. Primeiro, Stephen Eustáquio recebeu a bola na zona da marca de penálti, mas desperdiçou com um remate por cima da trave.
No momento em que o cronómetro passava pelo primeiro quarto de hora, os azuis e brancos protagonizaram um festival de oportunidades falhadas. Novamente Eustáquio, mas também Matheus Uribe e Mehdi Taremi estiveram perto de inaugurar o marcador.
Após uma fase de claro crescendo por parte do FC Porto, com chances claras para fazer o primeiro golo, o Club Brugge aproximou-se da baliza de Diogo Costa, por intermédio de Jutglà, mas o guardião português manteve a bola longe da baliza.
TAREMI Esta na frente o FC Porto
@ChampionsLeague | @ClubBrugge 0 x 1 @FCPorto#ChampionsELEVEN pic.twitter.com/RjE7a9FCzf- ELEVEN Portugal (@ElevenSports_PT) October 26, 2022
De oportunidade falhada em oportunidade falhada foi construída a base para o primeiro golo dos dragões. Otávio recebeu a bola no círculo do meio-campo, levantou a cabeça e, em segundos, preparou o passe de rutura, que encontrou os pés de Taremi. O iraniano controlou a bola até à entrada da grande área e aproveitou a saída de Mignolet para fazer o 0-1, aos 33 minutos.
O número nove do FC Porto impôs o primeiro golo sofrido pelos belgas nesta edição da Liga dos Campeões. Até ao intervalo, os portistas mantiveram a vantagem, mas a ordem para os 22 jogadores voltarem ao balneário surgiu numa fase em que o Brugge estava a crescer no encontro.
A segunda parte começou como terminou a primeira, com o emblema da Flandres a subir mais no terreno. Logo no primeiro minuto, os azuis e pretos conquistaram dois pontapés de canto e, no segundo, David Carmo derrubou um elemento do Brugge, que levou à marcação de grande penalidade a favor dos belgas.
DIOGO COSTA
@ChampionsLeague | @ClubBrugge 0 x 1 @FCPorto#ChampionsELEVEN pic.twitter.com/Uke4Qy5lmV- ELEVEN Portugal (@ElevenSports_PT) October 26, 2022
O que se passou nos minutos seguintes no Jan Breydelstadion vai ficar na memória dos portistas durante algum tempo. Hans Vanaken colocou a bola na marca dos 11 metros, mas falhou perante Diogo Costa, no entanto, o penálti teve de ser repetido por indicação do árbitro. Na segunda tentativa, foi a vez de Noa Lang se tentar impôr perante o guardião português, mas o desfecho foi o mesmo, mas desta vez contou. Diogo Costa defendeu, pela terceira jornada consecutiva, um remate da penalidade máxima.
EVANILSOOOOOOOOON
@ChampionsLeague | @ClubBrugge 0 x 2 @FCPorto#ChampionsELEVEN pic.twitter.com/lBGZKWcAQM- ELEVEN Portugal (@ElevenSports_PT) October 26, 2022
Após um período de maior aperto, os dragões voltaram a tomar as rédeas do jogo. Aos 57 minutos, Evanilson recebeu a bola da cabeça de Uribe, aproveitou um mau alívio da defesa do Club Brugge, e usou o pé esquerdo para finalizar e fazer o 0-2.
EUSTAQUIO E JÁ SÃO 3️⃣
@ChampionsLeague | @ClubBrugge 0 x 3 @FCPorto#ChampionsELEVEN pic.twitter.com/eoX8RuHZTw- ELEVEN Portugal (@ElevenSports_PT) October 26, 2022
O adeptos do FC Porto ainda estavam no meio dos festejos do golo do brasileiro quando se tiveram de levantar para festejar mais um. Aos 60 minutos, Eustáquio foi servido por Mehdi Taremi e, na recarga de um primeiro remate que embateu em Mignolet, o canadiano fez o 0-3.
A sociedade Otávio & Taremi. lda voltou a ser chamada ao serviço. Primeiro, Galeno protegeu a bola na ala e passou para o médio português que, de forma acrobática, serviu o iraniano para bisar no jogo, aumentando o placard para o 0-4 final.
TAREMI Mas repara só na assistência do Otávio
@ChampionsLeague | @ClubBrugge 0 x 4 @FCPorto#ChampionsELEVEN pic.twitter.com/UBfTa03HJ4- ELEVEN Portugal (@ElevenSports_PT) October 26, 2022
Até ao final, o Brugge apenas se aproximou com perigo da área portista com um remate de Ferrán Jutglà, mas Diogo Costa voltou a brilhar entre os postes. A segunda parte concretizadora dos dragões, depois das defesas de Diogo Costa, foi a chave para a goleada.
Os dragões passaram a somar nove pontos, menos um do que os belgas, e pode festejar o apuramento ainda esta quarta-feira se o Atlético de Madrid (quatro pontos) não vencer na receção ao Bayer Leverkusen (três), tendo já assegurado, pelo menos, o terceiro lugar e a presença na Liga Europa.
Onze do Club Brugge: Mignolet, Vanaken, Mechele, Nielsen, Odoi, Sylla, Buchanan, Skov Olsen, Lang, Onyedika e Jutglà
Onze do FC Porto: Diogo Costa, Pepê, Fábio Cardoso, David Carmo, Zaidu, Uribe, Otávio, Galeno, Eustáquio, Evanilson, Taremi
Suplentes do Club Brugge: Lammens, Balanta, Larin, Meijer, Boyata, Nusa, Yaremchuk, Audoor e Sandra
Suplentes do FC Porto: Cláudio Ramos, Marcano, Veron, Grujic, Rodrigo Conceição, Loader, André Franco, Bruno Costa, Wendell, Toni Martínez, Gonçalo Borges e Bernardo Folha