
Estoril-Benfica
José Sena Goulão/Lusa
A equipa da linha entrou para causar dificuldades às águias, mas, a partir do primeiro golo, os encarnados voaram para uma goleada aos canarinhos. Musa deu o mote, António Silva bisou e João Mário e Mihailo fizeram o gosto ao pé. Serginho fez o golo de honra dos estorilistas. Veja os golos.
Corpo do artigo
O Benfica venceu na deslocação ao Estoril, este domingo, por 1-5, num encontro a contar para a 12.ª jornada da I Liga. As águias mantêm a invencibilidade na temporada e voltam a ficar com oito pontos de vantagem em relação ao FC Porto, agora segundo classificado.
Devido a lesões contraídas no jogo frente ao Maccabi Haifa, para a Liga dos Campeões, Roger Schmidt foi obrigado a mexer no onze. Chiquinho e Musa são as novidades nos encarnados e, em sentido contrário, o treinador alemão teve de render Aursnes e Gonçalo Ramos, que abandonaram com queixas no último encontro, e também David Neres. No caso de Enzo Fernández, regressa às escolhas após ter cumprido castigo no encontro europeu.
Nos canarinhos, Nélson Veríssimo não podia contar com Pedro Álvaro, João Carvalho e Dani Figueira, a cumprirem castigos, e também Tiago Gouveia, por estar emprestado pelo clube encarnado.
TSF\audio\2022\11\noticias\06\resumo_est_slb
Logo desde o apito inicial do árbitro Nuno Almeida, as águias correram para invadir a área defensiva do Estoril. Primeiro, foi Rafa a ensaiar um remate cruzado após passe de Petar Musa e as chances, embora com menos perigo, foram surgindo para os encarnados.
A quebrar a superioridade do Benfica, apareceu Rodrigo Martins. O avançado surgiu isolado, só com Vlachodimos pela frente, mas o guarda-redes grego, já em queda, ainda conseguiu esticar a perna e impedir o golo dos estorilistas.
https://tsf.vsports.pt/embd/79839/m/11972/tsf/ef2ff99fe42d79ff5c94af187e3a19d2?autostart=false
Passada uma clara ameaça dos caseiros, as águias retomaram a pressão, garantindo a posse de bola. Primeiro, aos 25 minutos, Álex Grimaldo cruzou, do lado esquerdo, com a mira apontada a um cabeceamento de Petar Musa, que subiu um andar para colocar o Benfica a vencer por 0-1.
https://tsf.vsports.pt/embd/79840/m/11972/tsf/e47a27c19bed8f3af9c79828d16dbc6e?autostart=false
Cinco minutos depois, aos 30, o calcanhar foi o truque de magia usado para o 0-2 do Benfica. Chiquinho serviu António Silva que, com a parte de trás do pé, marcou o primeiro golo na liga portuguesa com a camisola vermelha e branca.
Seguiram-se minutos de tensão de parte a parte, com oportunidades clamorosas para golo dos dois emblemas. Num momento inicial, na sequência de um cabeceamento de Erison, Musa aliviou e a bola bateu na trave da baliza de Vlachodimos. No contra-ataque, Enzo Fernández rematou, mas Pedro Silva impediu o terceiro, com a bola a repousar na linha de golo.
https://tsf.vsports.pt/embd/79842/m/11972/tsf/e8e1cc0249420292244971ab76c5ea8f?autostart=false
Antes de fechar a primeira parte, ainda houve tempo do Benfica aumentar a vantagem. Aos 40 minutos, o central António Silva voltou a vestir a capa de goleador, aparecendo para a emenda a um cabeceamento inicial de Florentino, bisando e fixando o resultado ao intervalo em 0-3.
A segunda metade começou com um ritmo mais baixo e um bloco mais baixo dos comandados por Roger Schmidt, já em modo de gestão de resultado. Ainda assim, Musa, antes de ser substituído, ainda tirou tinta ao poste de uma das balizas do Estádio António Coimbra da Mota.
https://tsf.vsports.pt/embd/79849/m/11972/tsf/a382a963a9822310323a1cdbd0a7de51?autostart=false
David Neres entrou aos 66' para, um minuto depois, já estar ligado a um golo na partida. O brasileiro lançou João Mário nas costas da defesa estorilista e o português, ao segundo toque, fez o 0-4, confirmando a goleada encarnada à equipa da linha.
https://tsf.vsports.pt/embd/79852/m/11972/tsf/db66edd9c74bf596d80391c32ab27aab?autostart=false
Após algum marasmo de ocasiões, seguiram-se 10 minutos que representaram exatamente o contrário. Aos 81', Henrique Araújo fez o gosto ao pé, mas o golo foi invalidado por fora de jogo de Florentino. Oito minutos depois, aos 89', Mihailo Ristic recebeu a bola, deu dois passos, olhou em frente e encheu o pé, poucos metros à frente do meio-campo, e acabou mesmo por fazer o quinto dos encarnados.
https://tsf.vsports.pt/embd/79853/m/11972/tsf/572cd909236fc5090aac55817a0ab908?autostart=false
Antes de terminar, ainda deu tempo de o Estoril fazer o golo de honra. Serginho, ao passar do minuto 90, recebeu a bola de Benchimol e, com o pé esquerdo, apanhou a defesa do Benfica em contrapé e fechou o placard no 1-5 final, neste que foi o primeiro golo que as águias sofreram fora de casa, para o campeonato.
Com esta vitória, o Benfica aproveita a derrota do SC Braga e reforça a liderança, com oito pontos de avanço para o segundo lugar, agora na posse do FC Porto, enquanto o Estoril Praia, que não vence há três jogos, é 10.º, com 16.
Onze do Estoril: Pedro Silva; Tiago Santos, Lucas Áfrico, Bernardo Vital e Joãozinho; Ndiaye e Rosier; Léa Siliki, Francisco Geraldes e Rodrigo Martins; Erison
Onze do Benfica: Vlachodimos; Alexander Bah, António Silva, Otamendi e Grimaldo; Chiquinho, Enzo Fernández, Florentino e João Mário; Rafa e Petar Musa
Suplentes do Estoril: João Oliveira, Serginho, Delos, Benchimol, Mexer, João Carlos, Tiago Araújo, Rouai e Dele Yusuf
Suplentes do Benfica: Helton Leite, Gilberto, Lucas Veríssimo, David Neres, Diogo Gonçalves, Ristic, Brooks, João Victor e Henrique Araújo