Dois galos rumo a Leiria. FC Porto elimina Gil Vicente e está na final four da Taça da Liga
Logo nos primeiros minutos, Galeno abriu o marcador. Apesar de uma reação gilista, a expulsão de Danilo Veiga tornou a vida mais complicada e Taremi fechou o resultado em 2-0 para os dragões, que seguem para a fase seguinte da Taça da Liga. Veja os golos.
Corpo do artigo
Na antecâmara da final four da Taça da Liga, o FC Porto recebeu e venceu o Gil Vicente por 2-0, esta quarta-feira, e garantiu um lugar na fase final da competição. Agora, os dragões têm encontro marcado com o Académico de Viseu, em Leiria.
Jogava-se há poucos segundos e já Galeno tinha feito o primeiro remate certeiro. Apareceu em velocidade sobre a direita e, perante Kritsyuk, rematou rasteiro para o primeiro da noite. O lance ainda foi anulado por possível fora de jogo, mas revistas as imagens o brasileiro celebrou mesmo o 1-0.
https://tsf.vsports.pt/embd/81504/m/15025/tsf/7b6442a2355d7dcd8d44a01de27df602?autostart=false
Após o golo, os dragões tomaram as rédeas da partida e colecionaram ocasiões para aumentar a vantagem. O guardião russo dos gilistas tentava manter a baliza segura, e posou para os fotógrafos durante uma defesa a um remate na passada de Otávio, que estava fora da área.
A melhor fase do Gil Vicente surgiu no final da primeira parte. A equipa que viajou desde Barcelos chegou a colocar o esférico na baliza do FC Porto, aos 39 minutos, mas o avançado Fran Navarro encontrava-se em situação de fora de jogo.
Caiu o pano da primeira metade do jogo e, no início do segundo ato, a cortina desvendou um novo protagonista. Sérgio Conceição decidiu chamar Evanilson e deixou Toni Martinez a seguir o resto do espetáculo no banco de suplentes.
Após um recomeço acidentado, com bastantes paragens para assistir jogadores do FC Porto, o jogo começou a registar mais ocorrências após o Gil Vicente ficar reduzido a dez unidades. Danilo Veiga viu o seu segundo amarelo na partida e abandonou mais cedo o relvado.
https://tsf.vsports.pt/embd/81516/m/15025/tsf/fa7248ba264a69c0d264016beeb02516?autostart=false
Como esperado, os dragões tornaram ainda mais complicada a vida dos barcelenses, que não conseguiam sair em ataque e fugir à pressão adversária. Aos 68 minutos, Mehdi Taremi terminou com eventuais dúvidas quanto ao vencedor, após finalizar uma assistência ao primeiro toque de Otávio e fez o 2-0.
Ainda antes do final do encontro, também houve tempo para um golo anulado ao FC Porto. Wanderson Galeno pretendia assistir Gonçalo Borges, mas, na recarga, apareceu Wendell, que chegou a causar um pequeno frenesim nas bancadas do Dragão, mas o lance foi mesmo invalidado.
No final dos quatro minutos de compensação, ajuizados pelo árbitro Manuel Mota, o placard mostrava uma vitória do FC Porto frente ao Gil Vicente por duas bolas a zero. Segue-se agora, na final four de Leiria, um confronto com o Académico de Viseu.
Onze do FC Porto: Cláudio Ramos; João Mário, Fábio Cardoso, Iván Marcano e Wendell; Marko Grujic, Uribe, Otávio; Wanderson Galeno,Toni Martinez e Mehdi Taremi
Onze do Gil Vicente: Kritsyuk; Danilo, Lucas Cunha, Tomás Araújo, Adrian Marín; Vítor Carvalho, Aburjania, Fujimoto; Alipour, Boselli e Fran Navarro
Suplentes do FC Porto: Diogo Costa; David Carmo, Rodrigo Conceição, André Franco, Pepê, Veron, Gonçalo Borges, Namaso e Evanilson
Suplentes do Gil Vicente: Brian; Né, Hackman, Henrique Gomes, André Simões, Matheus Bueno, Bilel, Kevin e Elder Santana