Toni Martinez, Wanderson Galeno, Wendell e Taremi adiantaram-se na fila de espera para garantir um lugar para os dragões na próxima fase da competição, onde vão defrontar o Gil Vicente. Veja os golos.
Corpo do artigo
O empate chegava para o FC Porto seguir em frente na Taça da Liga, mas os dragões garantiram que não era preciso fazer contas e venceram confortavelmente o Vizela por 4-0. Toni Martinez, logo a abrir o jogo, Galeno, no início da segunda parte, Wendell, de fora de área e Taremi, de penálti, foram os marcadores de serviço no Estádio do Dragão.
O som do apito inicial do árbitro Vítor Ferreira ainda ecoava no Estádio do Dragão e os adeptos portistas já tinham um motivo para se levantar da cadeira. Num lance em que procurava construir desde trás, o guarda-redes Buntic adiantou demasiado a bola na receção da mesma, e Toni Martinez, atento, aproveitou para se isolar e inaugurar o marcador logo no primeiro minuto.
https://tsf.vsports.pt/embd/81369/m/14883/tsf/d2a79a87aa08b39b7733104ed8f31082?autostart=false
É verdade que os dragões estavam em vantagem, mas as maiores oportunidades, após o 1-0, surgiam do lado dos vizelenses. Ainda assim, a baliza de Cláudio Ramos continuava a zeros, com culpas para a falta de eficácia da frente de ataque da equipa forasteira.
Ainda assim, o FC Porto ia levando água ao seu moinho e criava perigo quando chegava perto da baliza adversária. A primeira parte ficou marcada por bastantes paragens para assistir vários jogadores, mas os mesmos 22 que começaram o jogo regressaram aos balneários para o intervalo.
O mesmo não se pode dizer da segunda parte. O técnico Sérgio Conceição resolveu fazer uma minirrevolução no onze dos dragões, ao entrarem Otávio, Taremi e Evanilson para os lugares de João Mário, Toni Martinez e Namaso.
https://tsf.vsports.pt/embd/81382/m/14883/tsf/759512b27487fb757ce9d36723b7d099?autostart=false
Contudo, foi um dos atletas que perfilou na fotografia de grupo que marcou o segundo golo. Wanderson Galeno aproveitou da melhor forma um passe em profundidade de Marko Grujic e rematou cruzado, aos 48 minutos, para fazer o 2-0.
Ao contrário da primeira parte, onde o Vizela tentou chegar ao empate, e teve ocasiões para isso. Contudo, a formação comandada por Tulipa não trouxe essa mesma versão para a segunda metade da partida e limitou-se a tentar secar a sede de golos do adversário.
https://tsf.vsports.pt/embd/81384/m/14883/tsf/5a602aecbbe00d13cb23325a2507dfc7?autostart=false
Foi na sequência de um livre direto que surgiu o terceiro golo do FC Porto. Aos 58 minutos, Pepê parecia preparado para bater o livre, mas, numa jogada estudada no laboratório do Olival, tocou para Wendell, que rematou forte, sem hipóteses para o guarda-redes vizelense.
A vitória já não fugia aos dragões, mas, mesmo assim, ainda aumentava o caudal ofensivo da equipa da casa. Evanilson sofreu falta após um toque do defesa Kiki Afonso, e Taremi, da marca dos onze metros, não falhou e fez o 4-0 para a formação portista.
https://tsf.vsports.pt/embd/81387/m/14883/tsf/ab44b4963246bd01ca308226ccb14f9c?autostart=false
Até ao final, os azuis e brancos controlaram a posse de bola a meio campo e colocaram gelo na fervura, após marcarem três golos em 20 minutos. Quando o árbitro Vítor Ferreira encerrou as hostilidades, o placard do Estádio do Dragão marcava 4-0, com vitória para os caseiros.
Onze do FC Porto: Cláudio Ramos, Fábio Cardoso, Marcano, Mateus Uribe, Pepê, Galeno, Grujic, Namaso, Wendell, João Mário, Toni Martinez
Onze do Vizela: Buntic, Bruno Wilson, Ivanildo Fernandes, Claudemir, Raphael Guzzo, Kiko Bondoso, Alexander Schmidt, Igor Julião, Alex Mendez, Kiki, Nuno Moreira
Suplentes do FC Porto: Diogo Costa, David Carmo, Veron, Taremi, Rodrigo Conceição, André Franco, Otávio, Evanilson e Gonçalo Borges
Suplentes do Vizela: Luiz Felipe, Carlos Isaac, Osmajic, Matheus Pereira, Zohi, Osama Rashid, Aidara, Tomás Silva, Francis Cann