Marítimo vence pela segunda vez no campeonato e atrasa Sporting na luta pelo pódio

Homem de Gouveia/EPA
Veja o golo. Madeirenses estão no 17.º lugar do campeonato, agora com dez pontos.
O Marítimo venceu este domingo o Sporting por 1-0 e conquistou a segunda vitória nesta edição do campeonato, somando agora dez pontos. Já os leões de Alvalade falham a oportunidade de se aproximarem do terceiro classificado FC Porto, mantendo-se a cinco pontos dos dragões e com apenas um de vantagem sobre o Casa Pia.
TSF\audio\2023\01\noticias\08\filme_do_jogo_maritimo_1_sporting_0_09jan2023
O único golo da partida foi marcado aos 56', por Claudio Winck, de penálti.
Com Nuno Santos e Coates em risco de falharem o próximo jogo, frente ao Benfica, Rúben Amorim optou por deixar apenas um deles - o primeiro - no banco, lançando Arthur no onze. No meio-campo, Ugarte e Mateus Fernandes - primeiro jogo como titular na Liga - tomaram conta do centro.
Já do lado dos anfitriões - que criaram a primeira oportunidade de golo logo aos três minutos - foi tarde de aposta em reforços: Carné na baliza e Leo Pereira no ataque. E ataque foi mesmo a palavra de ordem no início do jogo dos madeirenses, que aos seis minutos viam Xadas falhar a baliza por pouco.
Muito mais confortável em campo, o Marítimo ia pressionando como podia e, aos dez minutos, Edwards já estava amarelada por falta sobre Vítor Costa. Do lado do Sporting, além da dificuldade a defender, também parecia ser difícil atacar ou sequer encadear passes. E quando aconteceu, quase se festejou nos Barreiros.
Em apenas dois passes, o Sporting chegou à grande área do Marítimo por Paulinho que, de primeira, finalizou para o que parecia ser o primeiro golo da tarde, mas Carné - em estreia - lançou-se para a sua direita e estragou a festa ao avançado. No minuto seguinte, foi Paulinho que estragou a sua própria festa quando, sozinho, falhou o cabeceamento.
Depois de uma primeira parte sem golos, o primeiro remate certeiro chegou aos 55 minutos, quando Claudio Winck converteu uma grande penalidade a castigar falta de Mateus Fernandes sobre Liza.
https://tsf.vsports.pt/embd/81954/m/11999/tsf/54efec140c62b027f41055b117af6850?autostart=false
Onze do Marítimo: Carné, Winck, Mosquera, João Afonso, Matheus, Vítor Costa, Rafael Brito, Xadas, Liza, Vidigal e Leo Pereira
Onze do Sporting: Adán, Porro, Gonçalo Inácio, Coates, Matheus Reis, Arthur, Ugarte, Mateus Fernandes, Trincão, Edwards e Paulinho
O jogo foi arbitrado por Hélder Malheiro, auxiliado por Hugo Marques e Hugo Coimbra. No VAR esteve Cláudio Pereira.
Suplentes do Marítimo: Miguel Silva, Beltrame, Chuchu Ramirez, Edgar Costa, Paulinho, Kanu, China, Dylan e França
Suplentes do Sporting: Franco Israel, St. Juste, Sotiris, Nuno Santos, Rochinha, Tanlongo, Esgaio, Marsà e Jovane