Cabeçada de Rafael Martins foi suficiente para a vitória dos casapianos na deslocação a terras minhotas. Os bracarenses, que ainda falharam uma grande penalidade, perderam a oportunidade de subir novamente ao segundo lugar da I Liga. Veja o golo.
Corpo do artigo
O SC Braga, recebeu e perdeu, este domingo, frente ao Casa Pia, por 0-1, num jogo em que poderia reconquistar o segundo lugar do campeonato, após a vitória do FC Porto frente ao Paços de Ferreira. Os gansos, com este resultado, sobem ao quarto lugar da I Liga, à frente do Sporting,e continuam a surpreender no regresso à primeira divisão.
Os bracarenses chegaram a este encontro numa série de duas vitórias consecutivas: uma para a liga portuguesa, na casa do Gil Vicente, e outra para a Liga Europa, frente ao Malmo, mas que culminou na eliminação da competição e consequente queda para a Liga Conferência.
No caso dos gansos, subiram ao relvado do Municipal de Braga após uma vitória frente ao Rio Ave, pela margem mínima. Em caso de triunfo, voltariam a ultrapassar o Sporting, que venceu o Vitória SC, este sábado, e ascenderiam ao quarto posto da I Liga.
O SC Braga começou o jogo mais pressionante e perigoso, com o Casa Pia a jogar na expectativa, sem abdicar de tentar criar oportunidades. Vitinha era o homem mais inconformado da formação arsenalista, colecionando chances de abrir o marcador.
TSF\audio\2022\11\noticias\06\resumo_braga_cp
Na ressaca do lance em que o número nove dos minhotos tinha causado mais perigo, após um mau passe de Neto, os gansos chegaram à vantagem. O avançado Rafael Martins apareceu bem colocado na grande área e respondeu afirmativamente, com um cabeceamento, a um cruzamento milimétrico de Leonardo Lelo e marcou o 1-0 aos 23 minutos.
https://tsf.vsports.pt/embd/79800/m/11968/tsf/268fb038de1dfaa67d62de3cdeca86a5?autostart=false
Depois de seis minutos de compensação, devido à assistência do jogador do Casa Pia, Fernando Varela, que teve de ser substituído, chegou o intervalo, com os casapianos em vantagem pela margem mínima.
A segunda parte começou com oportunidades de parte a parte, com a possibilidade de qualquer uma chegar ao golo. Ainda assim, os forasteiros demonstravam maior acerto, com Godwin a rematar ao poste da baliza de Fabiano.
https://tsf.vsports.pt/embd/79820/m/11968/tsf/54eaf3f662bd55b587d77dae0d028d3c?autostart=false
Aos 57 minutos, Artur Jorge chamou o jovem Álvaro Djaló do banco de suplentes. Foi dos pés do espanhol que surgiram as melhores investidas ofensivas dos bracarenses, incluindo uma situação de grande penalidade. Contudo, Ricardo Horta, chamado a marcar, foi travado por Ricardo Batista e o resultado mantinha-se.
Até ao final, o SC Braga encostou o Casa Pia à sua área defensiva, mas Ricardo Batista e a defesa dos casapianos demonstraram competência para manter a vantagem que se transportava desde a primeira parte: 0-1 foi o resultado final no Estádio Municipal de Braga.
Onze do SC Braga: Matheus; Fabiano, Tomerna, Niakaté, Sequeira, Al Musrati, André Horta, Ricardo Horta, Iuri Medeiros, Abel Ruiz e Vitinha
Onze do Casa Pia: Ricardo Batista; Leonardo Lelo, Godwin, Neto, Diogo Pinto, Rafael Martins, Vasco Fernandes, Fernando Varela, Zolotic, Lucas Soares e Yan Eteki
Suplentes do SC Braga: Tiago Sá, Victor Gomez, Rodrigo Gomes, Alvaro Djaló, Paulo Oliveira, Diego Lainez, Uros Racic, Banza e Castro
Suplentes do Casa Pia: Lucas Paes; Eduardo Ferreira, João Nunes, Léo Bolgado, Derick Poloni, Antoine, Cuca, Vitó e Natel