Edwards saiu do banco para o trono. Sporting vence Vitória SC e regressa aos triunfos
O inglês entrou aos 33 minutos, após uma expulsão do vitoriano Afonso Freitas, e conquistou o estatuto de Rei à anterior equipa com um golo, uma assistência e um papel preponderante no tento inicial, tornando-se a figura do jogo. Veja os golos.
Corpo do artigo
O Estádio José Alvalade foi o palco do encontro, este sábado, entre o Sporting e o Vitória SC, a contar para a 12.ª jornada da I Liga. A jogar com mais um jogador desde os 33 minutos, os leões venceram os vimaranenses por 3-0 e subiram, à condição, ao quarto lugar da I Liga.
Os leões chegaram a este jogo numa série de três jogos sem ganhar: um empate frente ao Tottenham, para a Liga dos Campeões, uma derrota para o campeonato frente ao Arouca e um novo desaire na Europa, frente ao Eintracht Frankfurt, que confirmou a saída da equipa leonina da Champions.
O Vitória SC, por sua vez, vinha da sua melhor sequência em toda a temporada. Os triunfos frente a Paços de Ferreira, Boavista e FC Famalicão ajudaram os vitorianos a dar um salto na classificação, para o quarto lugar, inclusive à frente do Sporting, que se encontra em sexto.
Rúben Amorim mexeu no onze inicial, voltando a apostar em Matheus Reis no eixo da defesa, Nazinho substituiu o lesionado Nuno Santos e Pedro Gonçalves também voltou a ser opção do técnico leonino.
TSF\audio\2022\11\noticias\05\resumo_scp_guim
O Sporting, desde o pontapé de saída, não parecia tirar os olhos da baliza de Bruno Varela. A defesa dos vitorianos teve de se esforçar para afastar o perigo de um par de oportunidades perigosas por parte dos verdes e brancos.
Após algumas oportunidades leoninas, o Vitória SC, através de Nélson da Luz, com um remate forte e Villanueva, num canto, também se aproximou do golo. Ainda assim, as redes teimavam em não querer abanar em ambos os eixos do campo.
https://tsf.vsports.pt/embd/79742/m/11973/tsf/49797991a4b8b9f4fa17495665da9adc?autostart=false
Num momento em que ambas as formações continuavam a estudar as suas táticas, mas com uns leões mais ofensivos, a equipa que viajou desde Guimarães sofreu um duro revés no encontro. Aos 26', Afonso Freitas recebeu um segundo amarelo e deixou os vitorianos a jogar com menos um elemento.
As substituições não surgiram só do lado da equipa que ficou com menos um jogador. No Vitória SC, Nélson da Luz saiu para a entrada de Ryoya Ogawa e nos leões saiu Nazinho para a entrada de Marcus Edwards. O inglês entrou na partida para ser decisivo.
https://tsf.vsports.pt/embd/79744/m/11973/tsf/31d2bb263b1a360ed8469a9a4901efca?autostart=false
Após a expulsão, o Sporting surgiu com as garras afiadas e demonstrou-se eficaz. Aos 34', Matheus Reis apareceu na ala, ultrapassou Tiago Silva com alguma nota artística e serviu Pedro Porro para cabecear, mas, antes de a bola entrar na baliza, Marcus Edwards ainda desviou de forma crucial para abrir a contagem, mas o golo foi mesmo do espanhol.
https://tsf.vsports.pt/embd/79746/m/11973/tsf/17b6b362dea7185556f47b9ea41b4e13?autostart=false
Ainda assim, o extremo inglês voltou a brilhar no segundo tento leonino. Desta vez, assistiu o japonês Hidemasa Morita que, em boa posição, perto da baliza de Bruno Varela, não desperdiçou e aumentou a vantagem para 2-0, aos 40 minutos, resultado que se manteve até ao intervalo.
O pano da segunda parte levantou-se e o espetáculo continuava a ter Marcus Edwards como ator principal. Aos 55 minutos, o número 10 leonino marcou mesmo, depois de receber a bola na ala e rematar colocado, já no miolo, e fez o 3-0, com ajuda de um desvio do defesa Ibrahima Bamba.
https://tsf.vsports.pt/embd/79750/m/11973/tsf/1c8db196e3ff5c145298fb59c89f149f?autostart=false
Até ao final do jogo, o Sporting colecionou chances para aumentar ainda mais a contagem. Com uma vantagem confortável, os comandados por Rúben Amorim deixaram de pressionar e, nos últimos minutos, o Vitória SC teve a posse de bola ao seu dispor.
Paulinho ainda colocou a bola nas redes da baliza vitoriana para o quarto golo e causou a ebulição nas bancadas do recinto verde e branco, mas o VAR anulou o golo por fora de jogo, num bom momento de coordenação da defesa dos vimaranenses. O resultado final fixou-se mesmo nos 3-0.
Com este triunfo, os leões, que vão venciam há três jogos (um no campeonato e dois na Liga dos Campeões), sobem provisoriamente ao quarto lugar, com 22 pontos, a nove do líder Benfica, que tem menos um jogo, enquanto o Vitória SC, que não perdia na I Liga há seis jogos e vinha de três triunfos seguidos, é sexto, com 20.
Onze do Sporting: Adán; Gonçalo Inácio, Sebastian Coates, Matheus Reis, Pedro Porro, Morita, Ugarte e Flávio Nazinho; Pedro Gonçalves, Paulinho e Arthur
Onze do Vitória SC: Bruno Varela; André Amaro, Ibrahima Bamba e Mikel Villanueva; Zé Carlos, André André, Tiago Silva e Afonso; Nélson da Luz, Anderson e Johnston
Suplentes do Sporting: Franco Israel, St. Juste, Sotiris, Edwards, Rochinha, Trincão, Ricardo Esgaio, José Marsà e Dário Essugo
Suplentes do Vitória SC: Celton Biai, Lameiras, Jota, André Silva, Ryoya, Bruno Gaspar, Dani Silva, Tounkara e Janvier