Líder do Grupo B, FC Porto vence e empurra Atlético de Madrid para fora da Europa
Dragões venceram por 2-1 e empate entre o Leverkusen e o Brugges permitiu ao clube português terminar em primeiro no Grupo B.
Corpo do artigo
O FC Porto venceu esta terça-feira os espanhóis do Atlético de Madrid por 2-1, num jogo da sexta e última jornada do Grupo B da Liga dos Campeões de futebol, e terminou a poule no primeiro lugar.
Chegou cedo o primeiro golo do jogo, aos 5 minutos e para o FC Porto. Taremi recebeu a bola de um cruzamento rasteiro de Evanilson e só teve de encostar depois de fugir nas costas dos defesas. Pepê foi quem descobriu o brasileiro na área, deixando-o em boa posição para a assistência. O VAR ainda analisou o lance, mas confirmou a posição legal.
O segundo golo da partida surgiu ainda antes do intervalo, aos 25 minutos. Wenderson Galeno ganhou o lance a Savic, que abordou mal, e assistiu Eustáquio que, com força, rematou para dentro da baliza. Um momento de grande alegria no Dragão.
Nos últimos segundos do jogo, o Atlético de Madrid conseguiu reduzir a desvantagem na sequência de um canto de Carrasco, com Marcano a marcar na própria baliza.
Assim, o FC Porto vence o grupo com 12 pontos e vai ter estatuto de cabeça de série no sorteio dos oitavos de final da Champions, enquanto o Clubb Brugge, segundo com 11, também segue em frente, com o Bayer Leverkusen, terceiro com cinco, a seguir para a Liga Europa e o Atlético Madrid, último também com cinco pontos, a ficar fora das competições europeias.
Aos 5 minutos de jogo, quando ainda estão pessoas a entrar no estádio, Taremi inaugurou o marcador a favor do FC Porto. O lance ainda foi analisado, mas o VAR confirmou a posição legal do jogador iraniano, que recebeu um cruzamento rasteiro de Evanilson e só teve de encostar depois de fugir nas costas dos defesas.
1587503979499425792
Quatro minutos depois, o jogo é interrompido, com Pepê caído no relvado. A equipa médica vai entrar. O jogador levou uma pancada de João Félix no peito. Simeone chama todos os jogadores para uma conversa porque não está a gostar do que vê.
Oblak nega o golo a Galeno aos 12 minutos com uma defesa assombrosa com os pés. Aos 23 minutos, o Atlético de Madrid parece estar a sair da casca. Mas poucos segundos depois, é a equipa portuguesa que aumenta vantagem com um golo de Eustáquio após uma arrancada de Galeno para dentro da área.
1587508700863873025
Intervalo no Dragão!
Recomeça o jogo. Aos 53 minutos, Zaidu sai lesionado, amparado por Eustáquio e Otávio, e entra Weldell para o seu lugar. Sete minutos depois, João Félix é substituído debaixo de uma chuva de assobios. O Atlético de Madrid pôs a bola dentro da baliza dos dragões, por intermédio de Griezmann, mas o lance foi anulado por uma falta sobre Galeno. Há muitos protestos do lado da equipa espanhola.
Aos 77 minutos, registo de uma boa jogada coletiva do FC Porto que termina com um remate de Taremi que se desvia em Witsel e sai um pouco por cima. Quatro minutos depois, Oblak nega dois golos aos dragões. O guardião a evitar que a equipa espanhola seja goleada no Dragão.
O árbitro dá cinco minutos de compensação. Aos 90 minutos, Diogo Costa consegue travar, com o pé, um remate perigoso já dentro da área. O jogo entre o Leverkusen e o Club Brugge terminou empatado a zeros e o FC Porto garante, assim, o primeiro lugar do Grupo B da Liga dos Campeões.
Nos últimos segundos do jogo, o Atlético de Madrid conseguiu reduzir a desvantagem na sequência de um canto de Carrasco, com Marcano a marcar na própria baliza.
1587530175649980417
Terminou o jogo.
Onze do FC Porto: Diogo Costa, Pepê, Fábio Cardoso, Marcano e Zaidu; Otávio, Grujic, Eustáquio e Galeno; Taremi e Evanilson.
Onze do Atlético de Madrid: Oblak, Molina, Savic, Giménez e Reinildo; De Paul, Witsel e Saúl; Félix, Griezmann e Correa.
Suplentes do FC Porto: Cláudio Ramos, Samuel Portugal, Rodrigo Conceição, Danny Loader, André Franco, Wendell, João Mário, Bruno Costa, Toni Martínez, Gonçalo Borges e Bernardo Folha.
Suplentes do Atlético de Madrid: Grbic, Sergio Mestre, Reguilón, Kondogbia, Matheus Cunha, Felipe, Morata, Carrasco, Hermoso, Sergio Diez e Barrios.