Vitória arrancada a ferros: FC Porto vence Gil Vicente e sobe à liderança da I Liga

Eustáquio marcou, de cabeça, o golo que deu a vitória ao FC Porto
Miguel Riopa/AFP
Os dragões venceram 2-1 e são agora líderes isolados da I Liga. Veja os golos.
Corpo do artigo
O FC Porto isolou-se este sábado, provisoriamente, na liderança da I Liga, ao vencer por 2-1 na receção ao Gil Vicente, num jogo da sexta jornada, graças a um golo de Stephen Eustáquio nos descontos.
TSF\audio\2023\09\noticias\23\23_setembro_2023_filme_do_jogo_porto_2_gil_vicente_1
Os dragões fizeram tudo bem ao minuto 8. Wendell descobriu Galeno no corredor com um excelente passe, o extremo entrou na área, assistiu Taremi e o iraniano, com um toque de calcanhar, passou para Iván Jaime, que só teve de finalizar com critério.
Mesmo antes do intervalo, aos 37 minutos, Martim Neto, em contra-ataque, deixa para Depú que, isolado, remata. O guarda-redes Diogo Costa ainda tocou na bola, mas acabou por entrar.
Já no tempo de compensação, aos 90+2 minutos, o FC Porto volta a estar por cima do marcador, agora por intermédio de Eustáquio. Na sequência de um pontapé livre batido por Wendell, o camisola seis subiu ao segundo andar e cabeceou para dentro da baliza adversária.
O FC Porto isola-se assim no primeiro lugar do campeonato, com 16 pontos, mais três do que Boavista e Sporting, que ainda não jogaram nesta jornada, enquanto o Gil Vicente soma a terceira derrota como visitante e é 10.º, com seis.
Arranca o jogo no Dragão depois de um minuto de silêncio em memória de Américo, antigo guarda-redes do FC Porto e da seleção nacional que morreu na sexta-feira. Aos 8 minutos, Galeno partiu tudo dentro da área contrária e depois Taremi deu de calcanhar para Iván Jaime, que não desperdiçou e estreou-se a marcar para os dragões.
https://tsf.vsports.pt/embd/89571/m/16619/tsf/66c002b485b7c4d34e014a51dbcd1308?autostart=false
No primeiro quarto de hora, Wendell precisa de ser assistido pela equipa médica do FC Porto, mas um minuto depois recupera e o jogo continua. Dez minutos depois, André Franco é assistido por Taremi e coloca a bola no fundo da baliza do Gil Vicente, mas o golo é anulado por fora de jogo.
https://tsf.vsports.pt/embd/89574/m/16619/tsf/3f92e606923c47c289ed0183471417d7?autostart=false
Um passe disparatado de David Carmo, aos 36 minutos, permitiu que a equipa do Gil Vicente aparecesse em vantagem e, num contra-ataque, o angolano Depú fez o empate.
https://tsf.vsports.pt/embd/89577/m/16619/tsf/88671681bcdeb5147d61821858b5fc67?autostart=false
O golo da equipa de Barcelos deixou os dragões mais nervosos e, para já, sem capacidade de dominar o jogo. O árbitro dá dois minutos de compensação.
Intervalo.
Recomeçou o jogo no Dragão, onde estão 37.617 espectadores. Aos 55 minutos, o guarda-redes Andrew sai aos pés de Taremi, na pequena área, e evita novo golo do FC Porto. Um minuto depois foi a vez de Fran Navarro tentar bater o ex-colega de equipa, mas sem sucesso.
Aos 61 minutos, os jogadores do FC Porto queixaram-se de uma grande penalidade não assinalada devido a uma mão do jogador do Gil Vicente, mas o árbitro e o vídeoárbitro entenderam que o lance foi limpo. O jogo continua.
Dois minutos depois, Eustáquio cai na grande área do Gil Vicente e fica a pedir penálti. O árbitro volta a nada assinalar. Aos 74 minutos Pepê remata por cima. O público está a puxar pela equipa da casa. Três minutos depois, Francisco Conceição remata forte contra Taremi e o árbitro assinala fora de jogo.
Aos 81 minutos, o Gil Vicente teve mais uma belíssima situação para chegar à vantagem. Valeu ao FC Porto duas boas defesas de Diogo Costa. Dois minutos depois, o treinador Sérgio Conceição vê cartão amarelo por protestos.
O árbitro dá 5 minutos de compensação. Já neste período de descontos, na sequência de um livre, Eustáquio salta entre os centrais, marca de cabeça e coloca o FC Porto novamente em vantagem no marcador.
1705696075695157591
Terminou o jogo com mais uma vitória sofrida do FC Porto.
Onze do FC Porto: Diogo Costa, João Mário, Fábio Cardoso, David Carmo e Wendell; Eustáquio e Alan Varela; André Franco, Iván Jaime e Galeno; Taremi
Onze do Gil Vicente: Andrew; Zé Carlos, Gabriel Pereira, Rúben Fernandes e Buta; Pedro Tiba, Dominguez, Murilo, Martim Neto e Félix Correia; Depú
Suplentes do FC Porto: Cláudio Ramos; Francisco Conceição, Pepê, Jorge Sanchez, Nico González, Fran Navarro, Romário Baró, Toni Martinez e Gonçalo Borges.
Suplentes do Gil Vicente: Vinicius; Kiko, Tidjany Toure, Fujimoto, Marlon, Roan, Baturina, Mory Gbane e Thomas Lopes