Dragões venceram por 1-0 e pressionam o líder Benfica. Veja o golo.
Corpo do artigo
O FC Porto reduziu este sábado para dois pontos a sua desvantagem em relação ao comandante Benfica, ao receber e vencer o Rio Ave por 1-0, num jogo da 21.ª jornada da I Liga.
A equipa de Vila do Conde dominou praticamente toda a primeira parte, mas mesmo em cima o intervalo o FC Porto desbloqueou o jogo. Wendell fez um grande passe para Toni Martínez, que teve um impacto ainda maior graças à simulação de Taremi, que deixou a bola passar entre as pernas. Com o esférico nos pés, o espanhol finalizou da melhor forma e inaugurou o marcador para os dragões.
Com esta vitória, o FC Porto reforça o segundo lugar, agora com 51 pontos, menos dois do que o comandante Benfica, que recebe na segunda-feira o Boavista, e mais cinco do que o Sporting de Braga, terceiro, que no domingo recebe o Arouca. Com esta derrota, o Rio Ave ocupa, para já, o 12.º posto, com 24 pontos.
Antes do início do jogo, uma homenagem a Atsu, o antigo jogador do FC Porto que morreu no sismo da Turquia. Pepe segurou a camisola do Rio Ave com o nome de Atsu e Guga uma camisola dos dragões também com o nome do jogador.
Começa o jogo no Dragão. Aos 7 minutos, João Mário faz dois cruzamentos perigosos, mas não apareceu ninguém do ataque do FC Porto para concretizar. Sete minutos depois Toni Martínez remata para defesa de Jhonatan. O lance foi, ainda assim, anulado.
Aos 19 minutos, Costinha faz um bom cruzamento, mas a finalização de André Pereira saiu mal. Quatro minutos depois, Boateng cabeceou ao poste e, logo a seguir, André Pereira desviou para o fundo das redes de Diogo Costa. No entanto, como Boateng beneficiou de uma posição irregular, o golo do Rio Ave foi anulado.
A seguir, aos 28 minutos, foi a vez de Samaris obrigar Diogo Costa a uma grande defesa. O médio grego bateu muito bem o livre, mas o guarda-redes internacional português também deu uma belíssima resposta. Seis minutos depois é a vez de Guga fazer um remate bem colocado e a obrigar Diogo Costa a mais uma defesa segura.
Aos 38 minutos, Toni Martínez faz o primeiro remate do FC Porto no jogo. Saiu para a bancada enquanto Taremi desesperava por um passe. Seis minutos depois, os dragões mostram que estão mesmo a mudar o rumo da partida e fazem o primeiro golo do jogo, por intermédio do espanhol Toni Martínez. Grande eficácia dos dragões, que concretizam o primeiro remate enquadrado que fazem em todo o jogo.
https://tsf.vsports.pt/embd/83684/m/12054/tsf/8d4c871e62e915c7451cf91f90ed339b?autostart=false
Intervalo no Dragão.
Recomeça o jogo. Logo no primeiro minuto do segundo tempo, Costinha ganhou a bola na linha de fundo e cruzou, mas o esférico chegou apenas à malha lateral da baliza de Diogo Costa. Quatro minutos depois, Pepê rematou à baliza do Rio Ave, mas Jhonatan respondeu com uma defesa segura.
Aos 61 minutos, na sequência de um canto, Martínez falhou o cabeceamento. Quatro minutos depois, Guga marca um livre perigoso, em arco, mas a bola sai por cima da baliza do FC Porto. Aos 70 minutos, um corte fulcral de Pepe é festejado pelos adeptos como se fosse um golo. Logo a seguir o jogo é interrompido para o guarda-redes Diogo Costa receber assistência médica. Três minutos depois, o guardião parece estar recuperado.
Namaso cai, aos 83 minutos, antes de entrar na grande área do Rio Ave, mas o árbitro nada assinala. Foi apenas um corte providencial do defesa da equipa de Vila do Conde. Dois minutos depois, o dirigente do FC Porto Luís Gonçalves e expulso por protestos.
O árbitro dá 7 minutos de compensação. Pouco depois dos 90', Pepê vê cartão amarelo por travar Guga. Namaso, pela direita, fez um cruzamento perigoso, mas não apareceu ninguém para fazer o desvio. Logo a seguir, Grujic remata para a defesa de Jhonatan.
Perdida escandalosa de Boateng aos 95 minutos. Hernâni fez um bom cruzamento, mas Boateng só tocou de raspão na bola. Terminou o jogo no Dragão.
Onze do FC Porto: Diogo Costa; João Mário, Pepe, Marcano e Wendell; André Franco, Grujic, Eustáquio e Pepê; Taremi e Toni Martínez
Onze do Rio Ave: Jhonatan; Pantalon, Aderllan Santos e Josué Sá; Costinha, João Graça, Samaris, Guga e Fábio Ronaldo; André Pereira e Boateng.
Suplentes do FC Porto: Cláudio Ramos, David Carmo, Zaidu, Rodrigo Conceição, Namaso, Fernando Andrade, Vasco Sousa, Gonçalo Borges e Bernardo Folha.
Suplentes do Rio Ave: Magrão, Miguel Nóbrega, Patrick William, Ruiz, Miguel Baeza, Sávio, Ukra, Hernâni e Paulo Vítor.