A vantagem, o susto e a tranquilidade. Benfica vence Portimonense e aproxima-se da liderança
Veja os golos. Bah, Musa e Neres marcaram e, pelo meio, Hélio Varela reduzi, com Trubin a defender um penálti.
Corpo do artigo
Parecia que ia ser muito fácil para as águias, mas o guião deste filme trouxe um susto resolvido por um vilão que virou herói. O Benfica venceu este domingo o Portimonense por 3-1 e aproximou-se do FC Porto, que é líder do campeonato e o próximo adversário do campeão nacional em título.
Bah inaugurou o marcador logo aos seis minutos e, aos 16', Musa ampliou a vantagem. Tudo parecia fácil, mas o início da segunda parte foi o clímax da história. Hélio Varela reduziu e Rildo só não empatou, porque Trubin defendeu o penálti. Para a tranquilidade, David Neres fechou o jogo em 2-1.
TSF\audio\2023\09\noticias\24\24_setembro_2023_filme_do_jogo_portimonense_1_benfica_3
Face à partida europeia, Roger Schmidt apresentou três alterações no onze inicial. António Silva, João Neves e Di María caíram das escolhas do alemão para entrarem Morato, Florentino Luís e David Neres.
A partida começou dividida, mas Bah decidiu acabar com isso. Aos seis minutos de jogo, as águias fizeram circular a bola da esquerda para a direita, até que chegou ao dinamarquês e o remate saiu forte e a meia altura para o fundo das redes.
https://tsf.vsports.pt/embd/89614/m/16616/tsf/21af057450505313c6579cabb4d146d2?autostart=false
Pouco depois, as águias quase duplicavam a vantagem num attaque rápido. Rafa isolou Neres, mas Vinicius impediu novo golo.
Não foi aí, foi aos 17'. Kökçü descobre Neres nas costas da defesa e o brasileiro, sem ser egoísta, ofereceu um golo fácil a Petar Musa.
https://tsf.vsports.pt/embd/89616/m/16616/tsf/79c6f7e8fa0578883a85cfdf26e48888?autostart=false
Estava tudo demasiado fácil para as águias, que não precisavam de muito para criar perigo. A equipa algarvia apresentava-se em campo pouco pressionante e a dar muitos espaços entre linhas para João Mário e David Neres aproveitarem.
Apenas aos 27 minutos, o Portimonense conseguiu chegar à baliza benfiquista. Gonçalo Costa cruzou da esquerda e Hélio Varela cabeceou ao lado.
Aos 30 minutos, uma oportunidade para cada lado. Rafa isolou-se, tirou o guarda-redes da jogada, mas perdeu ângulo para a baliza e não rematou. Quem rematou foi Carlinhos e do meio da rua. Trubin abordou mal o lance, mas o ligeiro toque serviu para desviar para canto.
Aos 35 minutos, Rafa apareceu isolado pela meia esquerda (mais uma vez) e rematou rasteiro para defesa de Vinicius.
Até ao final da primeira parte, o Portimonense tentou ser mais forte na pressão e chegar mais vezes à baliza benfiquista, mas sem resultados práticos, levando o 2-0 para intervalo. Para o segundo tempo, Roger Schmidt lançou João Neves, Arthur Cabral e Jurásek para os lugares de Kökçü, Musa e Bah. Na equipa de Portimão, saiu Igor Formiga e entrou Guga.
Com os novos elementos em campo, destacava-se o entendimento entre Rafa e Arthur Cabral que deu oportunidades de golo a ambos nos primeiros minutos da segunda parte.
O golo surgiu, mas no outro lado. Jasper recuperou uma bola à saída da área do Portimonense, disparou pelo meio e isolou Hélio Varela. O remate de pé esquerdo não deu hipóteses a Trubin.
https://tsf.vsports.pt/embd/89623/m/16616/tsf/1ba1967b43273f73bca18e1df0376384?autostart=false
No lance imediatamente seguinte, Gonçalo Costa cruzou para Rildo e o remate foi desviado por Morato com a mão. O VAR chamou Hélder Malheiro e o penálti foi assinalado. Na conversão, Rildo atirou rasteiro, mas Trubin defendeu a grande penalidade.
https://tsf.vsports.pt/embd/89624/m/16616/tsf/cab6e96d21364526b6dd9f2bc0d11600?autostart=false
O susto foi grande e rapidamente resolvido. Aos 66 minutos, Rafa recuperou a bola e saiu em contra-ataque. O internacional português serviu Neres, que, com um remate cruzado, fez o 3-1.
https://tsf.vsports.pt/embd/89625/m/16616/tsf/618c1294bfa97a14adb249614cc31fc2?autostart=false
A partida continuou a correr como até então. O Portimonense arriscava para tentar chegar ao golo, mas quem ficava mais perto era o Benfica, principalmente com David Neres em contra-ataque.
Ninguém mais marcou na partida e o jogo terminou mesmo com a vitória do Benfica. As águias ficam assim a um ponto do líder FC Porto, equipa que vai receber na sexta-feira no Estádio da Luz.
Onze do Portimonense: Vinicius; Igor Formiga, Alemão, Pedrão, Relvas e Gonçalo Costa; Dener, Carlinhos e Paulo Estrela; Jasper e Hélio.
Onze do Benfica: Trubin; Bah, Otamendi, Morato e Aursnes; Florentino e Kokçu; Neres, Rafa e João Mário; Musa.
Suplentes do Portimonense: Gabriel; Maurício, Paulinho, Seck, Lucas Ventura, Guga, Rildo Filho, Alcobia e Zinho.
Suplentes do Benfica: Samuel Soares; António Silva, Tomás Araújo, Jurásek, Chiquinho, João Neves, Tiago Gouveia, Tengstedt e Arthur Cabral.