Conjugação do verbo Gabri: eu canto, nós marcamos. FC Porto vence Rio Ave e segue líder
Veja os golos. O médio espanhol assistiu de canto para Pablo Rosario e Samu marcarem, marcando também o seu na segunda parte
Corpo do artigo
Há um novo verbo a nascer no dicionário do portista: Gabri tem uma conjugação irregular e vários significados, todos eles a alegrarem os dragões. O FC Porto venceu esta sexta-feira o Rio Ave por 3-0, na 6.ª jornada da I Liga, mantendo a liderança e o registo 100% vitorioso no campeonato.
Os dois primeiros golos tiveram o mesmo desenho, com Gabri Veiga a bater o canto à esquerda. Primeiro marcou Pablo Rosario e depois foi a vez de Samu. Não contente apenas por oferecer, o médio espanhol também recebeu uma prenda de Pepê e fechou o resultado na segunda parte.
Gabri Veiga, a única novidade no onze portista, já tinha ameaçado no lance anterior, com um canto batido para muito perto da baliza de Miszta, e, na segunda tentativa, aos quatro minutos, encontrou a cabeça de Pablo Rosario na pequena área e o internacional dominicano cabeceou para o fundo da baliza vilacondense.
Praticamente no lance seguinte, Pepê encontra Samu na profundidade e o avançado portista rematou ao lado.
Os cantos começam a tornar-se uma especialidade da equipa de Farioli e, aos 14 minutos, Gabri Veiga enganou toda a gente ao bater para o segundo poste, onde Samu foi mais forte do que o adversário e fez o 2-0.
Os dragões continuaram a mandar no jogo, mas o Rio Ave começou a querer fazer das suas e esteve perto do golo aos 42 minutos, quando Aguilera apanhou uma bola perdida e rematou com força, mas Kiwior apareceu no caminho para evitar o golo da equipa da casa.
Ao intervalo, Francesco Farioli trocou Alan Varela por Zaidu, com o habitual lateral esquerdo a encostar-se à direita e Pablo Rosario a entrar para o meio-campo.
O Rio Ave pareceu chegar à segunda parte com vontade de reduzir o marcador, mas, aos 52 minutos, foi o FC Porto a aumentar. Num ataque rápido, Pepê conduziu pela direita e picou a bola para Gabri Veiga que, dentro da área, recebeu e disparou para o terceiro golo portista.
Logo a seguir, os dragões tiveram duas grandes oportunidades para chegar à goleada. Primeiro, Miszta fez uma grande defesa a um desvio de Samu dentro da pequena área e, depois, Borja Sainz rematou ao poste.
Já com Rodrigo Mora em campo, o prodígio portista fez uma jogada individual e rematou na meia-lua, no que seria um golaço, mas a bola saiu ao lado.
Os dragões acabaram mesmo por somar os três pontos e já são 18 os conquistados no campeonato. E a conjugação fecha assim: eles lideram.
Onze do Rio Ave: Miszta, Nikos, Ntoi, Nelson, Vrousai, Brabec, Aguilera, Liavas, Clayton, André e Spikic.
Onze do FC Porto: Diogo Costa, Pablo Rosario, Jan Bednarek, Jakub Kiwior, Francisco Moura, Alan Varela, Victor Froholdt, Gabri Veiga, Pepê, Borja Sainz e Samu.
Suplentes do Rio Ave: Chamorro, Eric Moreira, Panzo, Papakanellos, João Graça, Huguet, Nikitscher, Omar Richards e Olinho.
Suplentes do FC Porto: Cláudio Ramos, Prpic, Pedro Lima, Eustáquio, Zaidu, Rodrigo Mora, William Gomes, Alarcón e Deniz Gül.