
Benfica's Henrique Araujo (2nd R) celebrates scoring his team's second goal during the UEFA Champions League third qualifying round second leg football match between FC Midtjylland and SL Benfica in Herning, Denmark, on August 9, 2022. (Photo by Bo Amstrup / Ritzau Scanpix / AFP) / Denmark OUT
AFP
Avançado dos encarnados foi suspenso por uma partida e terá de pagar uma multa de 535 euros.
O Conselho de Disciplina (CD) da Federação Portuguesa de Futebol (FPF) emitiu esta quinta-feira um comunicado na sequência do castigo ao jogador Henrique Araújo e da reação das águias que, entre duras críticas, anunciaram que vão recorrer.
O Conselho de Disciplina entende dever esclarecer o seguinte, em face da desinformação relacionada com processo disciplinar que determinou o sancionamento de clube, dirigente desportivo e jogador:
1. A multa de 64.770 euros não foi aplicada como consequência das declarações do jogador, foi aplicada ao clube pelo concurso de 6 (seis) infrações disciplinares e resultou da apensação de 5 (cinco) processos disciplinares.
2. O jogador foi sancionado com 1 jogo de suspensão e 535 euros de multa por declarações prestadas a seguir a jogo em que, referindo-se à equipa de arbitragem, afirmou, nomeadamente, que «não nos deixaram ganhar».
3. É a prevenção da violência no desporto que impõe quer ao regulador desportivo quer aos aplicadores dos Regulamentos a dissuasão dos comportamentos que podem potenciar as condutas de intolerância e a violência, para proteção dos valores desportivos, dos agentes desportivos e dos adeptos do futebol. Todos estamos vinculados pelo dever de prevenir condutas, como as ocorridas num passado recente, de intolerância e violência para com concretos agentes desportivos.