
Costa Rica
Reuters/Yves Herman
A Costa Rica saiu vitoriosa no embate frente à Grécia. Depois de 90 minutos e um prolongamento empatados a 1-1, os costa-riquenhos venceram nos penaltis por 5-3.
Corpo do artigo
A Costa Rica qualificou-se hoje pela primeira vez para os quartos de final no Mundial2014 de futebol, ao vencer a Grécia por 5-3 nas grandes penalidades, após o empate 1-1 no tempo regulamentar e no prolongamento.
Na Arena Pernambuco, em Recife, um golo do avançado Bryan Ruiz, aos 52 minutos, deu vantagem à seleção costa-riquenha, mas o golo do defesa Papastathopoulos, aos 90+1, deu o empate à Grécia, orientada pelo português Fernando Santos, obrigou ao prolongamento e, posteriormente, às grandes penalidades.
Nas grandes penalidades, a que o português Fernando Santos já não assistiu do banco por ter sido expulso, a Costa Rica concretizou todas, enquanto que a Grécia falhou uma, por Gekas, que não conseguiu ultrapassar o guarda-redes Navas.
A despedida de Fernando Santos, o último dos três treinadores portugueses a "cair" no Mundial2014, teve de tudo um pouco, desde a emoção do empate já nos descontos até ao desperdício dos gregos já nos derradeiros segundos do prolongamento.
A Costa Rica, que só em 1990 tinha chegado aos "oitavos", vai defrontar a Holanda, em Salvador, no próximo sábado, 05 de julho, nos quartos de final do Mundial2014, um dia depois de Brasil e Colômbia se defrontarem também nessa fase da competição, em Fortaleza.
Ficha do jogo:
Jogo na Arena Pernambuco, no Recife.
Costa Rica - Grécia, 1-1 após prolongamento (5-3 no desempate por grandes penalidades). Ao intervalo: 0-0. No final do tempo regulamentar: 1-1. No final do prolongamento: 1-1.
Marcadores: 1-0, Bryan Ruiz, 52 minutos. 1-1, Papastathopoulos, 90+1.
Marcadores no desempate por grandes penalidades: 1-0, Borges; 1-1, Mitroglou; 2-1, Bryan Ruiz; 2-2, Christodoulopoulos; 3-2, Gonzalez; 3-3, Cholebas; 4-3, Campbell; 4-3, Gekas (defende Navas); 5-3, Umaña.
Equipas:
- Costa Rica: Navas, Gamboa (Acosta, 77), Duarte, Gonzalez, Umaña, Diaz, Bryan Ruiz, Borges, Tejeda (Cubero, 66), Bolaños (Brenes, 83) e Campbell. Treinador: Jorge Luís Pinto.
- Grécia: Karnezis, Torosidis, Papastathopoulos, Manolas, Cholebas, Maniatis (Katsouranis, 78), Karagounis, Samaris (Mitroglou, 58), Salpingidis (Gekas, 69), Christodoulopoulos e Samaras. Treinador: Fernando Santos.
Árbitro: Benjamin Williams (Austrália).
Ação disciplinar: cartão amarelo para Samaris (36), Duarte (42 e 66), Tejeda (48), Granados (56), Ruiz (70), Manolas (72) e Navas (90). Cartão vermelho a Duarte (66), por acumulação de amarelos. Fernando Santos expulso no final do prolongamento.
Assistência: 41.242 espetadores.