
Joel Campbell festeja um dos golos da Costa Rica marcados ao Uruguai
Reuters/Mike Blake
Os costariquenhos chegaram ao intervalo a perder por 1-0, mas conseguiram dar a volta ao resultado com três golos no segundo tempo. Maxi Pereira foi expulso em cima do final da partida.
Corpo do artigo
A Costa Rica surpreendeu, este sábado, o favorito Uruguai por 3-1, mesmo apesar de ter estado a perder, em partida a contar para a primeira jornada do Grupo D do Mundial 2014.
Em Fortaleza, a formação sul-americana colocou-se em vantagem aos 24 minutos na conversão de uma grande penalidade apontada por Edinson Cavani.
Contudo, os costariquenhos acabariam por dar a volta ao resultado ainda no primeiro quarto de hora da segunda parte, com dois golos em apenas três minutos.
Joel Campbell fez o empate aos 54 minutos com um remate colocado e, aos 57, Oscar Duarte, com um excelente cabeceamento, deu o melhor seguimento a um livre de Christian Bolanos.
Perante uma equipa uruguaia cheia de "estrelas", a Costa Rica esteve novamente perto de marcar entre os 65 e os 68 minutos, com a Uruguai a responder por Cavani, aos 70.
A seis minutos do final, Marco Ureña, entrado pouco antes e assistido por Campbell, confirmou o triunfo da formação centro-americana com um remate de excelente efeito que Muslera não conseguiu deter.
O Uruguai acabaria o encontro reduzido a dez por expulsão de Maxi Pereira quando se jogava o quarto minuto dos descontos da partida por falta dura sobre Campbell, o que coloca o jogador do Benfica de não voltar a jogar neste campeonato.
Com este resultado, o Uruguai fica numa posição complicada, uma vez que terá agora de jogar com a Inglaterra e com a Itália nos restantes encontros do agrupamento.
Sob a arbitragem de Felix Brych, da Alemanha, no estádio Castelão, em Fortaleza, as equipas alinharam da seguinte forma:
Uruguai: Muslera, Maxi Pereira, Godin, Lugano, Martin Caceres, Arevaldo, Gargano (Alvaro Gonzalez 60), Stuani, Cristian Rodriguez (Abel Hernandez, 76), Forlan (Lodeiro, 60) e Cavani.
Costa Rica: Keylor Navas, Gamboa, Duarte, Gonzalez, Umaña, Diaz, Bryan Ruiz (Ureña, 82), Borges, Tejeda (Cubero, 74), Bolaños (Barrantes, 89), Campbell.
Ação disciplinar: cartão amarelo para Lugano (50), Gargano (56), Martin Caceres (81). Cartão vermelho para Maxi Pereira (90+3).