Cria irreverente surpreendida por caçador tardio: FC Porto empata com o Sporting com golo nos descontos
Veja os golos. A equipa da casa tentou muito na segunda parte e só no último suspiro conseguiu igualar o momento de brilho de Geovany Quenda
Corpo do artigo
Geovany Quenda é o Simba desta história do Rei Leão, mas não precisou do Hakuna Matata para esquecer os adversários e ultrapassá-los quando foi preciso. No entanto, não contou com um caçador inglês que apareceu de surpresa no último momento. O FC Porto e o Sporting empataram (1-1) no Estádio do Dragão na 21.ª jornada da I Liga, com os leões a manterem-se na frente do campeonato e os portistas a oito pontos no terceiro lugar.
Geovany Quenda teve o momento diferenciador da primeira parte, ao tirar vários adversários do caminho e a servir Iván Fresneda para inaugurar o marcador. Já em período de descontos, Fábio Vieira e Samu construíram a jogada em que Namaso empatou a partida, antes de Diomande e Matheus Reis serem expulsos.
Nos primeiros minutos do jogo, os leões apareceram mais fortes e com mais presença no meio-campo contrário. Ocasiões flagrantes de golo não existiam, mas as aproximações perigosas existiam, como foi o caso de um cruzamento rasteiro aos 14 minutos, que não teve ninguém na área para o desvio.
Aos 23 minutos, Rui Borges teve uma contrariedade, com João Simões a sair lesionado para a entrada de Debast.
Depois da substituição, apareceu o perigo e foi na baliza leonina. Numa perda de bola na defesa do Sporting, Rodrigo Mora deu para Eustáquio e o internacional canadiano rematou de pé esquerdo à barra da baliza de Rui Silva. Na jogada seguinte, Samu viu o guarda-redes dos leões adiantado e tentou o chapéu do meio-campo, mas a bola saiu ligeiramente por cima.
Depois de o dragão ter tentado cuspir fogo, foram os leões a mostrar as garras e arranharam mesmo. Aos 42 minutos, Quenda fez uma grande jogada individual pela esquerda e cruzou atrasado para um remate certeiro de Iván Fresneda.
Logo a seguir ao golo, Quenda esteve muito perto de voltar a colocar o Sporting na frente, mas Zé Pedro evitou-o com um grande corte, com os leões a pedirem grande penalidade. Na sequência do lance, Diomande e Matheus Reis foram expulsos. O jogo terminou logo a seguir, com muitos protestos de ambos os lados: os dragões pediam mais tempo, enquanto os leões queixavam-se do último lance. João Pinheiro aproveitou para distribuir mais cartões vermelhos.
Os leões saíram a vencer para o intervalo. Nenhuma das equipas fez alterações para o início da segunda parte.
No arranque do segundo tempo, os dragões entraram fortes e estiveram perto do empate aos 50 minutos, com um remate cruzado de Francisco Moura, ao qual Samu chegou ligeiramente atrasado para o desvio. Dois minutos depois, Maxi Araújo trabalhou bem pela esquerda e deu para Conrad Harder, mas o remate saiu torto.
Aos 58 minutos, canto batido à esquerda do ataque portista, Samu cabeceou e Tiago Djaló desviou para o fundo da baliza de Rui Silva, mas o lance foi invalidado por fora de jogo do internacional português.
Três minutos depois, Martín Anselmi mexeu na equipa pela primeira vez, com a saída de Nehuén Pérez e a entrada de Fábio Vieira, com Stephan Eustáquio a recuar para o trio de centrais.
Os dragões insistiam na tentativa de chegar ao empate e voltaram a estar muito perto, quando João Mário cruzou da direita e Pepê cabeceou para uma grande defesa de Rui Silva.
Logo a seguir, Anselmi colocou Gonçalo Borges no lugar de Francisco Moura. No outro lado, Rui Borges tirou Harder e Daniel Bragança e introduziu Gyökeres e Morita.
Aos 78 minutos, houve uma estreia nos dragões com a entrada de William Gomes, na companhia de Namaso, e as saídas de Alan Varela (lesionado) e João Mário.
Mas para a compensação estava guardado um momento importante. Fábio Vieira cruzou para o segundo poste, Samu desviou para o meio e Namaso só teve de encostar para o empate.
Onze do FC Porto: Diogo Costa, Tiago Djaló, Nehuén Pérez, Zé Pedro, João Mário, Alan Varela, Stephan Eustáquio, Francisco Moura, Pepê, Rodrigo Mora e Samu.
Onze do Sporting: Rui Silva, Fresneda, Diomande, Gonçalo Inácio, Maxi Araújo, Hjulmand, João Simões, Daniel Bragança, Geovany Quenda, Francisco Trincão e Conrad Harder.
Suplentes do FC Porto: Cláudio Ramos, William Gomes, Fábio Vieira, Zaidu, Vasco Sousa, Namaso, Tomás Pérez, Deniz Gül e Gonçalo Borges.
Suplentes do Sporting: Franco Israel, Matheus Reis, St. Juste, Morita, Debast, Gyökeres, Briel, Ricardo Esgaio e Eduardo Quaresma.