A seleção portuguesa venceu a Croácia por 1-0 num particular disputada na cidade suíça de Genebra. Cristiano Ronaldo marcou o único golo do jogo, aos 36 minutos.
Corpo do artigo
Um golo solitário de Cristiano Ronaldo permitiu a Portugal vencer a Croácia num particular disputado em Genebra que fechou a temporada.
Numa partida em que o defesa Sereno e o médio André Martins se estrearam na seleção, a equipa portuguesa, que vinha de uma vitória caseira sobre a Rússia por 1-0, a contar para o apuramento do Mundial 2014, somou assim o seu terceiro triunfo consecutivo.
A Croácia, que viu Portugal aparecer em campo com uma equipa com sete alterações em relação ao encontro com os russos, poderia ter chegado à vantagem nos primeiros minutos, mas não aproveitou um desentendimento entre Eduardo e Sílvio.
Ronaldo, que aos 18 minutos falhou o golo após bom cruzamento de Fábio Coentrão, acabou por marcar aos 36 minutos num remate rasteiro, após boa jogada de Varela e Sílvio.
Dois minutos mais tarde, Portugal poderia ter voltada a marcar, contudo, Rúben Amorim rematou por cima da barra, com Cristiano Ronaldo a rematar à barra da baliza croata ainda antes do intervalo.
Vieirinha, que substituiu Cristiano Ronaldo ao intervalo, teve duas boas oportunidade para marcar, primeiro aos 50 minutos, quando obrigou Subasic a uma defesa apertada, e depois, aos 70, quando permitiu a intervenção da defesa contrária.
Pouco antes do final, o croata Halilovic, de apenas 16 anos, ameaçou a baliza de Eduardo e quase empatou a partida, contudo, o resultado favorável a Portugal acabou por se manter.
Sob a arbitragem de Stephan Studor, da Suíça, no Estádio de Genebra, com a assistência de cerca de 13 mil espectadores, as equipas alinharam da seguinte forma:
Croácia: Subasic, Srna, Vida, Corluka (Kovacic, 66), Strinic (Halilovic, 50), Milic, Vukojevic, Rakitic (Ademi, 59), Modric, Olic (Kalinic, 66) e Ilicevic (Pericic, 73).
Suplentes: Kresic, Ademi, Halilovic, Bubnjic, Perisic, Badelj, Kovacic, Kalinic, Kranjcar, Sammir e Lovren.
Portugal: Eduardo, Sílvio, Bruno Alves (Sereno, 46), Ricardo Costa, Fábio Coentrão (Ruben Micael, 62), Custódio, João Moutinho (André Martins, 83), Rúben Amorim, Varela (João Pereira, 85), Cristiano Ronaldo (Vieirinha, 46) e Hugo Almeida (Nelson Oliveira, 76).
Suplentes: Rui Patrício, Beto, Luís Neto, Sereno, João Pereira, Raul Meireles, André Martins, Ruben Micael, Vieirinha, Nani, Nélson Oliveira e Hélder Postiga.
Ação disciplinar: cartão amarelo para Corluka (55) e Vukojevic (61).