No momento em que cumpre a oitava época ao serviço do Real Madrid, Cristiano Ronaldo vence a "Bola de Ouro", relativa a 2016, agora atribuída isoladamente pela "France Football".
Corpo do artigo
No regresso deste prémio, após o fim da parceria de sete anos com a FIFA, a revista francesa entrega pela quarta vez a distinção a Cristiano Ronaldo. A partir de agora, o português fica isolado no segundo lugar, na lista de premiado, atrás de Messi. O argentino já recolheu 5 prémios. Ainda assim, Cristiano Ronaldo ultrapassa nomes como Johan Cruyff, Michel Platini e Marco Van Basten, que venceram em três ocasiões.
808386269717954560
"Bola de Ouro" em 2008, 2013 e 2014, Cristiano Ronaldo teve em 2016 o melhor ano da carreira. É o próprio a admitir esse registo, ao sagrar-se campeão europeu pelo Real Madrid e ao capitanear a seleção portuguesa no momento mais alto na história do futebol nacional, na conquista do campeonato da Europa em França, perante a equipa da casa.
808389330624544768
Em termos individuais Cristiano Ronaldo demonstrou, de novo, um registo impressionante: na época passada marcou 51 golos ao serviço do Real Madrid, foi o melhor marcador da Liga dos Campeões (é também o melhor goleador de sempre na competição e na história do Real Madrid).
808387245262503936
Ouvido já depois de receber o troféu, o jogador assegurou que "é uma grande honra. Nunca pensei ganhar quatro prémios destes".
O 'capitão' da seleção lusa venceu o seu quarto troféu, depois dos conquistados em 2008, 2013 e 2014, com 745 pontos, contra 316 do jogador do FC Barcelona, que era o detentor de um prémio que já arrebatou por cinco vezes.
Numa votação exclusiva a jornalistas, face à 'separação' com a FIFA, Messi também foi, por seu lado, um confortável 'vice', já que o francês Antoine Griezmann (Atlético de Madrid), terceiro, ficou a mais de uma centena de pontos, fechando o pódio com 198.
Companheiros do argentino no temível ataque do 'Barça', o uruguaio Luis Suárez (quarto, com 91 pontos) e o brasileiro Neymar (quinto, com 68) ocuparam os lugares seguintes, à frente do galês Gareth Bale (sexto, com 60), que atual ao lado de Ronaldo nos 'merengues'.
Os lugares imediatos foram preenchidos pelo argelino Riyad Mahrez (sétimo, com 20 pontos) e o inglês Jamie Vardy (oitavo, com 11), as grandes figuras do Leicester, o mais do que improvável campeão inglês de 2015/16, sendo também os primeiros que não atuam na Liga espanhola.
Depois de oito avançados, surge o primeiro e único defesa entre os jogadores que tiveram votos, o central internacional português Pepe, que, ao lado de Ronaldo, sagrou-se campeão europeu de seleções e de clubes.
O jogador 'merengue' somou os mesmos oito pontos do veterano italiano Gianluigi Buffon, da Juventus, que 'roubou' ao português Rui Patrício (12.º, com seis pontos) o estatuto de melhor entre os guarda-redes.
Pelo meio, no 11.º posto, ficou o avançado gabonês Pierre-Emerick Aubameyang, do Borussia Dortmund, o segundo melhor africano, atrás de Mahrez.
Atrás do guarda-redes do Rui Patrício, mais sete jogadores pontuaram, entre eles o sueco Zlatan Ibrahimovic, o chileno Arturo Vidal, os franceses Paul Pogba e Dimitri Payet, o polaco Robert Lewandowski, o croata Luka Modric e o alemão Toni Kroos.
Por seu lado, Sergio Aguero, Kevin De Bruyne, Paolo Dybala, Diego Godin, Gonzalo Higuain, Andrés Iniesta, Koke, Hugo Lloris, Thomas Müller, Manuel Neuer e Sergio Ramos ficaram em 'branco'.