Cristiano Ronaldo, Pepe e Moutinho entre os candidatos ao melhor "onze" do Euro2012
Os portugueses Cristiano Ronaldo, Pepe e João Moutinho estão entre os 33 aspirantes a integrar o melhor "onze" do Campeonato da Europa de futebol de 2012, em votação a partir de hoje no sítio da UEFA na Internet.
Corpo do artigo
Além dos três futebolistas lusos, também o selecionador da Grécia, o português Fernando Santos, está entre os candidatos hoje anunciados pelo organismo, juntamente com Roy Hodgson (Inglaterra) e Joachim Low (Alemanha), mas para a eleição do melhor técnico do torneio.
Ronaldo, o "capitão" da seleção portuguesa, concorre com Shevchenko (Ucrânia), Cassano (Itália), Ibrahimovic (Suécia), Gómez (Alemanha) e Mandzukic (Croácia) a um dos dois lugares no ataque da equipa ideal que, obrigatoriamente, terá de "jogar em 4-4-2".
Pepe discute um lugar no centro da defesa com Lescott (Inglaterra), Agger (Dinamarca), Sergio Ramos (Espanha), Hummels (Alemanha) e Papadopoulos (Grécia), enquanto Moutinho está nomeado juntamente com Karagounis (Grécia) e Gerrard (Inglaterra).
Na baliza da equipa escolhida pelos utilizadores do sítio oficial da UEFA estará Casillas (Espanha), Neuer (Alemanha) ou Tyton (Polónia), enquanto as laterais ficarão entregues a Debuchy (França), Torosidis (Grécia) ou Gebre Selassie (República Checa), no caso da direita, e a Ashley Cole (Inglaterra), Lahm (Alemanha) ou Jordi Alba (Espanha), na esquerda.
Pirlo (Itália), Iniesta (Espanha) e Schweinsteiger (Alemanha) são as opções para médio ofensivo, Blaszczykowski (Polónia), Dzagoev (Rússia) e Jiracek (Rep. Checa) para a ala direita e Krohn-Dehli (Dinamarca), David Silva (Espanha) e Pilar (República Checa) para a esquerda.
Lista de candidatos:
- Guarda-redes: Iker Casillas (Espanha), Manuel Neuer (Alemanha) e Przemyslaw Tyton (Polónia)
- Defesa direito: Mathieu Debuchy (França), Vassilias Torosidis (Grécia) e Gebre Selassie (República Checa)
- Defesas centrais: Joleon Lescott (Inglaterra), Daniel Agger (Dinamarca), Sergio Ramos (Espanha), PEPE (PORTUGAL), Mats Hummels (Alemanha) e Kyriakos Papadopoulos (Grécia)
- Defesa esquerdo: Ashley Cole (Inglaterra), Philip Lahm (Alemanha) e Jordi Alba (Espanha)
- Médio direito: Jakub Blaszczykowski (Polónia), Alan Dzagoev (Rússia) e Petr Jiracek (República Checa)
- Médio centro: Giorgos Karagounis (Grécia), Steven Gerrard (Inglaterra) e JOÃO MOUITNHO (PORTUGAL)
- Médio ofensivo: Andrea Pirlo (Itália), Andrés Iniesta (Espanha) e Bastian Schweinsteiger (Alemanha)
- Médio esquerdo: Michael Krohn-Dehli (Dinamarca), David Silva (Espanha) e Vaclav Pilar (Rep. Checa)
- Avançados: Andriy Shevchenko (Ucrânia), Antonio Cassano (Itália), Zlatan Ibrahimovic (Suécia), Mario Gomez (Alemanha), CRISTIANO RONALDO (PORTUGAL) e Mario Mandzukic (Croácia)
- Selecionador: Roy Hodgson (Inglaterra), Joachim Low (Alemanha) e Fernando Santos (Grécia).