
Cristiano Ronaldo
Global Imagens/Gustavo Bom
Começou no início de janeiro um curso sobre Cristiano Ronaldo na Universidade canadiana de British Columbia. O lusodescendente Luís Aguiar é o responsável pela cadeira e mostrou-se surpreendido por perceber que Ronaldo não é uma unanimidade em Portugal.
Corpo do artigo
A ideia para o curso surgiu depois da vitória da seleção nacional na Suécia. Para além do apuramento para o campeonato do mundo de futebol, Luís Aguiar, professor de Sociologia da Universidade de British Columbia, viu aí o nascimento de um herói português.
«De um momento para o outro transformou-se no herói do país, o representante do país, a cara do país. Foi isso que me interessou e me levou a organizar o curso e é isso que me atrai», explica o professor.
A ideia foi bem recebida pela comunidade académica e na investigação que Luís Aguiar promoveu para estruturar o curso ficou surpreendido quando percebeu que, em Portugal, Cristiano Ronaldo não é uma unanimidade nacional.
«O filósofo José Gil escreveu que Portugal tem medo de existir. Eu penso que o Ronaldo vive além de Portugal, além das restrições portuguesas e isso parece ser muito criticado».
O lusodescendente acha que o país precisa de ultrapassar este «medo de existir» e aproveitar as características de Ronaldo «para se projetar no mundo».
A cadeira do curso de Sociologia da Universidade de British Columbia começou em janeiro e termina em abril. Com 20 alunos inscritos (nenhum deles lusodescendente), este curso que parte da figura de Cristiano Ronaldo para investigar a identidade portuguesa, tem despertado o interesse dos órgãos de comunicação social canadianos.