"Cruzamento de culturas." Árbitros espanhóis apitam jogo da Associação de Futebol do Porto
Dia 1 de novembro será a vez de Portugal ajuizar um jogo em território espanhol.
Corpo do artigo
O encontro entre o Maia Lidador e o Vila Futebol Clube, no domingo, marcou a estreia do programa de intercâmbio de árbitros da Associação de Futebol do Porto (A.F. Porto). Em declarações à TSF, o presidente da A.F. Porto, José Manuel Neves, vê com bom olhos a iniciativa e destaca a importância do "cruzamento de culturas" no desempenho global dos árbitros.
"A ideia é um bocadinho de fazermos o cruzamento de culturas, ideia e uma melhor preparação dos nossos árbitros, a exemplo daquilo que a Federação Portuguesa de Futebol faz com algumas federações europeias", começa por explicar José Neves, acrescentando que os "árbitros aprendem outro tipo de comportamentos por parte dos adeptos e atletas e, portanto, ficam melhor preparados globalmente".
Por outro lado, o presidente da A.F. Porto sublinha a parceria ibérica como forma de "chamar à modalidade que tem falta de árbitros, mais jovens que venham para a causa da arbitragem".
TSF\audio\2023\10\noticias\16\jose_neves_af_porto
O jogo de domingo foi apitado por Adam Rodríguez Delgado, Óscar Lista Rivera e Adrián González Rey, da Federação Galega de Futebol. A próxima equipa da Divisão de Elite Pro-Nacional 2023/24 da A.F. Porto a contar com arbitragem espanhola será o Leça, em novembro.
À TSF, José Neves garante ainda que dia 1 de novembro será a vez de Portugal ajuizar um jogo em território espanhol.