O rali de todo-o-terreno Dakar2012 voltou a registar uma mudança de comando, hoje na oitava etapa, com o espanhol Marc Coma (KTM) a arrebatar a liderança ao francês Cyril Desprès (KTM).
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Coma - vencedor com 5:02.52 horas - ganhou hoje 9.14 minutos a Desprès e passa a ter o primeiro lugar seguro por 1.26, uma vantagem que inicialmente foi anunciada como superior, antes da correção pela organização de vários tempos.
Desprès e vários outros pilotos tiveram problemas na primeira parte dos 477 quilómetros cronometrados, entre Copiapó e Antofagasta, com muitos minutos perdidos - cerca de oito, no caso do anterior líder - na passagem de um rio.
O gaulês teve muita dificuldade em passar a região lamacenta, ainda no início da especial, sendo apenas o 69.º no primeiro "way-point", então já a 11.55 - viria a subir até ao 14.º lugar, mas perdendo no resto da etapa mais de três minutos.
Porém, a organização decidiu "devolver" o tempo perdido naquela passagem, já que depois optou por um trajeto diferente. A medida beneficiou, entre outros, os portugueses Hélder Rodrigues, em cerca de dois minutos, e Paulo Gonçalves, em cerca de dez.
Inicialmente dado como 14.º no dia, Després foi o sexto, mas ainda assim, a KTM conseguiu a "dobradinha", com o português Ruben Faria a ser segundo, a 7.00 do vencedor. Na geral, subiu mais duas posições, para 13.º, a 1:59.51, a pouco mais de um quarto de hora do top-10.
Hélder Rodrigues (Yamaha) consolidou o terceiro lugar da geral, após igual posição na mais longa das especiais desta edição da prova, mas em que não se previam diferenças consideráveis. Perdeu 7.10 para Coma, com um atraso acumulado de 49.01, mas alargou para 20 minutos o avanço sobre o quarto.
Menos bem esteve Paulo Gonçalves (Husqvarna), 16.º na etapa, a 24.26, o suficiente para cair do histórico lugar de quarto, no sábado, para quinto, a 1:12.11.
Mais atrás na classificação segue Bianchi Prata (Husqvarna), que hoje foi 48.º, a 1:08.01. Subiu seis lugares na geral, para 51.º, a 7:35.14.
A etapa de terça-feira liga Antofagasta a Iquique com 560 quilómetros de especial, mas dividida em duas secções. Na primeira, há que contar com o "fesh fesh", uma areia muito fina e difícil de passar. A segunda está mais uma vez virada para a navegação, podendo gerar significativos atrasos para quem tomar as opções erradas.