Augusto Inácio lembra Mourinho nos tempos de Bobby Robson e quando treinou Guardiola no Qatar. Inácio é o convidado do "Entrelinhas", um programa de João Ricardo Pateiro.
Corpo do artigo
Augusto Inácio está ligado a conquistas importantes. No FC Porto, enquanto jogador, conquistou em 87 a Taça dos Campeões Europeus, a Supertaça Europeia e a Intercontinental. Quando, alguns anos depois, enfiou a braçadeira de treinador no braço e se sentou no banco, matou o jejum dos sportinguistas e conquistou o campeonato português passados 18 anos e depois até treinou Guardiola no Qatar. Inácio, amigo de Bruno de Carvalho, a quem vê erros de comunicação mas muitas qualidades para exercer o cargo, é novo convidado do "Entrelinhas", um programa conduzido por João Ricardo Pateiro -- oiça aqui o programa na íntegra.
2018/04/augusto_inacio_tsf_1_20180411193334
"O Mourinho notava-se que era líder", começa a contar à TSF Inácio, o ex-treinador do Moreirense que venceu uma Taça da Liga, em alusão aos tempos de Bobby Robson em Portugal. "Eu acho que ele precisava de uma oportunidade. Se calhar vou fazer aqui uma revelação, penso que ainda ninguém viu isso, porque não se expôs, mas há um treinador, não vou dizer que é igual ao Mourinho, que em termos de liderança pode chegar longe. Trabalhou comigo e agora trabalha com o Sérgio Conceição: o professor Vítor Bruno. Eu acho que esse miúdo tem qualidades para ser um grande treinador, porque é líder, sabe lidar, sabe falar com jogadores e funcionar em grupo."
2018/04/augusto_inacio_tsf_2_20180411195234
Inácio lembra ainda os tempos em que treinou aquele que para muitos é hoje um dos melhores treinadores do mundo. "O Guardiola estava no Al-Ahly. Quando fui para ali falei muitas vezes com ele. Realmente já era um professor como jogador no campo, nos treinos, dizia como deviam meter o pé à bola, como fazer o passe. Na organização de jogo, não, isso era com o treinador. Era o que faltava. Mas em termos de gestos técnicos, os livres, o corpo, como meter pé de apoio, a curva na bola. Claro, já era um senhor. Eu disse que o Guardiola ia dar treinador."
2018/04/augusto_inacio_tsf_3_20180411195239
"Eu estava no FC Porto e tinha a mania antes de entrar em campo, se estivesse chuva ou vento, usávamos manga comprida e eu arregaçava sempre as mangas, porque não gostava de mangas compridos", conta. O ex-jogador lembra os momentos em que antecediam os jogos, em que molhava braços, cara e cabeça. Mas quando olhava para o espelho, sentia algo fora do sitio. Eram as riscas da camisola. Eram azuis, ele estava habituado a verdes. "Demorei tempo a perceber que estava com cores diferentes. (...) Foram muitos anos de verde e branco."
2018/04/augusto_inacio_tsf_4_20180411195409
Inácio lembra ainda o que disse ao intervalo Artur Jorge naquela final de Viena, entre FCP e Bayern Munique, para decidir quem sentava no trono do Velho Continente. "Ou a gente entrar na história ou nunca mais entramos na história, nunca mais têm esta oportunidade. Estávamos a perder, acabámos por ganhar. Mas o Artur Jorge além daquela liderança toda, no fundo era uma pessoa tímida. Não era muito chegado aos jogadores. Acho que até foi bom... Às vezes os jogadores confundem aproximação com confiança."
2018/04/augusto_inacio_tsf_5_6__20180411195309
"Eu sou amigo de Bruno de Carvalho", revela. "Mas esta amizade não quer dizer que concorde com tudo o que faz. O amigo não diz sim a tudo, o amigo é aquele que também diz que as coisas não estão bem. (...) Claramente que não estou de acordo com o que o Bruno fez, com os posts no maldito Facebook, que tem sido uma desgraça... (...) Retirando a comunicação, só quem não o conhece: tem qualidades fantásticas para ser presidente. Ele fez coisas no Sporting extraordinárias."
2018/04/augusto_inacio_tsf_7_20180411195331
Reconhecendo erros ao presidente do Sporting, Inácio defende, no entanto, a continuidade de Bruno de Carvalho à frente dos destinos do clube leonino. "Se ele sair, o problema é quem vem." Inácio considera que a situação tem conserto.
2018/04/augusto_inacio_tsf_8_20180411195512
Veja aqui outros capítulos do programa "Entrelinhas".