Veja os golos. Gyökeres bisou de cabeça e Pedro Gonçalves marcou o outro.
Corpo do artigo
O homem da máscara costuma ter o pé quente, mas desta vez foi a cabeça fria a fazer a diferença. O Sporting venceu a União de Leiria por 3-0 e é o primeiro semifinalista da edição 2023/2024 da Taça de Portugal.
Gyökeres abriu a contagem com um golo de cabeça na sequência de um canto e repetiu a dose no segundo tempo. Pelo meio, Pedro Gonçalves também marcou e assistido pelo sueco.
A partida começou logo com uma grande oportunidade para o Sporting. Nuno Santos cruzou da esquerda e Gyökeres, sem grande oposição, cabeceou ao poste da baliza defendida pelo polaco Kieszek.
Os leirienses responderam aos 15 minutos. Lançamento longo do lado esquerdo do ataque por Jair e Bura, ao segundo poste, cabeceou ao lado.
O minuto 32 foi, no mínimo, caricato. Geny Catamo cruzou para a área e Gyökeres falhou o desvio, mas o árbitro assinalou grande penalidade por mão na bola de um defesa leiriense. Depois de rever o lance no VAR, o árbitro reverteu a decisão e o jogo foi retomado num pontapé de canto para os leões. Nuno Santos cruzou diretamente para a área e Gyökeres, que momentos antes estava preparado para bater um penálti, marcou de cabeça.
Praticamente na jogada seguinte, o Sporting saiu em contra-ataque e Gyökeres, do lado esquerdo, cruzou rasteiro para a área, onde apareceu Pedro Gonçalves a desviar para o fundo da baliza de Kieszek.
Os leões chegaram ao intervalo a vencer por 2-0 e com eliminatória muito bem encaminhada.
O segundo tempo arrancou com uma grande jogada e um grande falhanço dos leirienses. Lucho Vega soltou Van Der Gaag no lado direito, o neerlandês soltou Ouattara para a linha de fundo e o lateral cruzou rasteiro para Jair Silva, mas o remate, aparentemente fácil, saiu ao lado da baliza defendida por Franco Israel.
O sportingo voltou a tomar conta da partida e teve vários momentos em que pôde fazer o terceiro, mas esse aparecer apenas aos 74 minutos. Canto batido do lado direito, a bola passa por toda a pequena área e Gyökeres só teve de encostar de cabeça.
Os leões ainda tiveram mais um par de oportunidades, mas esbarraram todas em Kieszek. O jogo terminou mesmo com o Sporting a ser o primeiro semifinalista da Taça de Portugal, depois do adiamento do Santa Clara-FC Porto. Agora, fica à espera do desfecho do Vizela-Benfica para conhecer o adversário nessa fase da prova.
Onze da União de Leiria: Kieszek, Zié Ouattara, Bura, Lystsov, Vasco Oliveira, Pedro Empis, Djé D'avilla, Diogo Amado, Lucho Veja, Jordan Van der Gaag, Jair da Silva.
Onze do Sporting: Franco Israel, Eduardo Quaresma, Coates, Matheus Reis, Geny Catamo, Hjulmand, Pedro Gonçalves, Nuno Santos, Edwards, Gyökeres e Trincão.
Suplentes da União de Leiria: Fábio Ferreira, Tiago Ferreira, Leandro Antunes, Rashaan Fernandes, Leandro Silva, Valdir Jr, Bryan Rochéz, Marcos Silva e Paul Ayongo.
Suplentes do Sporting: Adán, Diogo Pinto, Morita, Neto, Bragança, Gonçalo Inácio, Rafael Pontelo, Ricardo Esgaio e Koba Koindredi.