"Decisão muito fácil de tomar." Sara Moreira antecipa retirada do atletismo devido a "gravidez desejada"
À TSF, a atleta, que já acumulava o desporto com a vereação na Câmara Municipal de Santo Tirso, exalta a primeira medalha internacional como um dos momentos mais marcantes da carreira
Corpo do artigo
A atleta Sara Moreira terminou esta quinta-feira a carreira, aos 39 anos. O anúncio surge no dia de aniversário da atleta que se especializou no fundo e no meio-fundo, mas a decisão, que já estava a ser pensada, foi antecipada por uma razão especial.
"A decisão foi muito fácil de tomar, porque acabou por ser um fim um bocadinho antecipado por uma boa causa, por esta gravidez desejada, que acabou por ser muito fácil tomar a decisão, apesar de já ser algo que já estaria no meu horizonte por outras razões, nomeadamente pelos anos de carreira que já levava e porque também neste momento já estar a acumular funções, neste caso, na vereação na Câmara Municipal de Santo Tirso", conta à TSF Sara Moreira.
Sara Moreira foi campeão nacional por 35 vezes, em várias provas de fundo e meio-fundo, e internacional em 42 ocasiões. No momento da retirada, a atleta recorda dois momentos: "A primeira medalha internacional que ganhei como absoluta, portanto, em 2009, como sénior na busca coberta - fui vice-campeã da Europa de 3000 metros -, porque foi aquele momento que nos fez acreditar que seria possível fazê-lo mais vezes e felizmente fi-lo. Depois, obviamente, em termos mediáticos e também pelo significado que teve na altura, porque tinha sido mãe há um ano, estreei-me na maratona de Nova Iorque e consegui um brilhante terceiro lugar."
Sara Moreira participou em europeus, mundiais e esteve presente em quatro Jogos Olímpicos, entre Pequim 2008 e Tóquio 2022. Ainda assim, é fácil decidir o que faltou.
"Fui para aí umas oito ou nove vezes, já nem, vice-campeã do nacional de corta-mato. Nunca consegui ganhar esse título e foi aquele que faltou", afirma.
A nível de clubes, Sara Moreira representou o Núcleo de Atletismo de Roriz, o FC Porto, o Estreito, o Maratona Clube de Portugal, o Sporting e o Feirense
