
Deco e Pinto da Costa no Museu do FC Porto
Global Imagens/Ricardo Júnior
O futebolista Deco anunciou hoje que vai realizar o jogo de despedida no Dragão, a 25 de julho, no encontro FC Porto (de 2004)-FC Barcelona (2006), clubes com os quais venceu a Liga dos Campeões.
Corpo do artigo
O antigo médio do FC Porto e da seleção portuguesa admitiu que «fazer a despedida no Dragão é uma honra» e salientou todas as memórias que guarda do tempo em que representou o clube.
«A minha carreira não tem sentido sem o FC Porto. Foi o clube que me abriu as portas para tudo o que consegui na minha carreira e, como tal, não faria sentido uma despedida sem o FC Porto. Falei com alguns amigos com quem tenho mais contacto e, em princípio, a maioria vai estar presente. O mais importante é que seja uma despedida bonita no estádio onde quis, e com os adeptos que quis. Na minha carreira recordo todos os êxitos, todos os treinadores, companheiros, as grandes equipas que representei, mas foi aqui que tudo começou, foi aqui que aprendi o que é cultura de vencer e o que é levantar após uma derrota», disse o jogador numa conferência de imprensa que decorreu no balneário do museu do FC Porto e que contou também com a presença do presidente portista.
Questionado sobre o atual momento dos dragões, Deco desvalorizou, garantindo que «todos os jogadores sabem o que têm de fazer».
«Há que trabalhar e levar este clube de novo às vitórias», disse ainda o jogador.
Pinto da Costa agradeceu a Deco por todos os momentos que deu ao clube e mostrou o agrado em realizar o jogo de despedida do atleta, que, garante, «nunca deixou de estar ligado ao FC Porto».
«O Deco sempre foi um jogador importante no nosso clube. É um exemplo de correção e da forma de lidar com toda a gente. É uma satisfação enorme ter escolhido o nosso estádio para a despedia. Depois de sair do FC Porto, prolongou a amizade. Falar dos grandes êxitos do FC Porto sem o Deco é impossível», referiu o presidente portista.
O «mágico» vai alinhar uma parte pelos dragões e a outra pelos catalães, num encontro que terá início às 19:45.
Quem já confirmou a presença foi Messi, que se junta a Frank Rijkaard, que vai orientar a equipa catalã, formada ainda por estrelas como Ronaldinho, Belletti, Eto'o, Edmilson, Thiago Motta, Larsson, Márquez e Van Bronckorst.
Pelo lado do FC Porto, que vai ser comandado por José Mourinho, estão «convocados» Vítor Baía, Nuno, Jorge Costa, Pedro Emanuel, Ricardo Carvalho, Ricardo Costa, Secretário, Nuno Valente, Paulo Ferreira, Mário Silva, Costinha, Sérgio Conceição, Alenitchev, Bosingwa, Maniche, Carlos Alberto, Marco Ferreira, Pedro Mendes, Jankauskas, Derlei, César Peixoto e Benni McCarthy.
A receita do jogo reverte para a Fundação Coração Cidade do Porto.