O treinador português é o primeiro nome na lista do diretor desportivo do Barcelona e as reuniões para definir o sucessor de Xavi Hernández começam esta semana.
Corpo do artigo
Deco acredita que Sérgio Conceição é o treinador certo para mudar mentalidades dentro do FC Barcelona e, ao que a TSF apurou, o diretor desportivo do clube catalão vai propor o nome do atual treinador do FC Porto à direção de Joan Laporta.
O antigo número "10" dos portistas vê Sérgio Conceição como a solução ideal para fazer crescer os talentos jovens no plantel, em que se incluem nomes como Pedri, Gavi, Baldé ou Yamal, que já são a base da equipa com Xavi Hernández.
Em tempo de dificuldades financeiras para o Barcelona - apertado com as regras impostas pela liga espanhola -, o diretor-desportivo olha com interesse para o trabalho feito por Sergio Conceição em Portugal, como a valorização de jovens e a recuperação de valores desacreditados durante o período como treinador do FC Porto.
Outra vantagem a ponderar é o facto de Sérgio Conceição terminar contrato com os dragões no final da temporada, o que permitiria ao Barcelona evitar ter de pagar a rescisão de contrato. Já outros nomes como Imanol Alguacil (Real Sociedad), Roberto de Zerbi (Brighton) ou Mikel Arteta (Arsenal) obrigariam a negociar a rescisão de contrato com os respetivos clubes.
Ao que a TSF apurou, apesar das diferenças de estilo entre o jogo habitual do Barcelona e o futebol apresentado por Sérgio Conceição, Deco acredita que os catalães precisam de ideias novas, mesmo que esta hipótese possa não gerar consenso interno de imediato.
A relação do presidente do Barcelona com Jorge Mendes pode também ajudar no processo, com exemplos como as contratações de João Cancelo ou João Félix garantidas no verão, negócios por empréstimo que se podem tornar, nos próximos meses, transferências definitivas para os blaugranes.
As reuniões na direção do Barcelona para discutir o futuro treinador vão começar esta semana.