Depois de Ronaldo e Messi, agora é James Rodriguez condenado por fuga ao fisco
O jogador colombiano, que alinhava pelo Real Madrid, poderá ter de pagar até 11,65 milhões de euros, por tributações que não foram feitas em 2014.
Corpo do artigo
James Rodríguez foi condenado a pagar 11,65 milhões de euros ao fisco espanhol. A justiça espanhola considerou que o jogador de futebol colombiano cometeu fraude fiscal, ao não declarar 6,35 milhões de euros, em 2014, quando jogava no Real Madrid.
O jornal El Mundo afirma que este é uma das penas mais significativas na história do futebol espanhol.
James Rodríguez, que agora alinha pelo Bayern de Munique, terá apresentado os dados fiscais enquanto não residente em Espanha e as autoridades tributárias abriram uma investigação, para averiguar se o colombiano poderia mesmo gozar desse estatuto - ficando provado que o jogador deveria ter apresentado a morada fiscal espanhola.
O ponto mais grave da acusação está relacionado com os direitos de imagens do jogador. James Rodríguez terá vendido a exploração dos direitos ao empresário português Jorge Mendes, por 12 milhões de euros. Como James Rodríguez não apresentou a morada fiscal espanhola, pagou apenas uma pequena parte da quantia dos impostos que deveria ter pago, faltando 4,9 milhões de euros.
O fisco espanhol considerou, no entanto, que tudo não passou de um erro não premeditado na forma como a tributação foi realizada.
O futebolista irá ainda ver-se obrigado a declarar em Espanha os 3 milhões de euros do salário que recebeu no Mónaco, em 2014, uma vez que esteve isento de impostos no Principado do Mónaco - o que corresponde a cerca de 1,35 milhões de euros.
De acordo com agência de notícias EFE, já esta quinta-feira, as autoridades tributárias espanholas chegaram a um acordo com Cristiano Ronaldo , ex-colega de James Rodríguez no Mónaco e, também ele, representando por Jorge Mendes em direitos de imagem. O português, acusado de fuga ao fisco, terá de pagar de uma multa de quase 19 milhões de euros e foi-lhe aplicada uma pena suspensa de dois anos de prisão.
Há um ano, foi o argentino Lionel Messi, estrela do FC Barcelona, quem foi condenado a uma multa de multa de 252 mil euros , por ter defraudado o fisco espanhol em 4,1 milhões de euros.
Nomes como Luka Modric, Fábio Coentrão, Ricardo Carvalho e Radamel Falcao também já foram implicados em processos de fuga fiscal em Espanha.