Dérbi de loucos: Trincão despertou a fera, Akturkoglu adiou tudo para a última. Veja os golos
O extremo adiantou os leões logo aos quatro minutos, mas o turco Kerem Akturkoglu empatou a partida, aos 63, mantendo os dois rivais em igualdade pontual
Corpo do artigo
No dérbi do século jogou-se uma primeira parte com muita intensidade e uma segunda completamente a ferver. Francisco Trincão despertou a fera, mas Akurkoglu adiou tudo para a última jornada. De Belotti a Gyökeres, o jogo deste sábado partiu-se por completo nos últimos minutos.
O dérbi dos dérbis arrancou com o Sporting a conseguir semear a dúvida no Estádio da Luz. Aos quatro minutos, Viktor Gyökeres serviu para Trincão, que atirou colocado para o golo: 0-1. O Benfica tentou pressionar, mas os leões foram conseguindo sacudir a sensação de perigo. Maxi Araújo ficou perto do segundo, o cabeceamento saiu por cima da baliza.
Já perto da meio hora do dérbi, as águias começaram a ganhar ritmo com duas grandes intervenções consecutivas: Pavlidis isolou Akurkoglu, mas Rui Silva negou o golo. Logo a seguir, Di María atirou por cima da trave.
O Sporting respondeu: Pedro Gonçalves fez o 0-2, mas viu o golo anulado por falta de Gyökeres. Aos 38 minutos, o avançado sueco rematou para defesa atenta de Trubin e, na tentativa de recarga, fez falta sobre António Silva. A bola sobrou para Pote, mas o lance já não contou.
Se a primeira parte já estava emocionante, a segunda ficou ainda mais intensa. Akturkoglu fez o golo do empate, aos 63 minutos, após uma grande jogada de Pavlidis. O grego passou por vários adversários, rematou à baliza e Akturkoglu só teve de finalizar.
A partir daqui foi o tudo ou nada no Estádio da Luz: Belotti rematou ao poste; Gyökeres disparou, mas Trubin encaixou; um jogo completamente partido e impróprio para cardíacos.
Tal como dita a moda portuguesa, acabou tudo adiado para a última jornada.
O Sporting, que recebe o Vitória de Guimarães na derradeira ronda, segue na liderança, face à vantagem no confronto direto com o Benfica, que vai visitar o SC Braga, sendo que aos verdes e brancos basta fazerem o mesmo resultado que os encarnados para se sagrarem bicampeões nacionais.
Onze do Benfica: Trubin, Tomás Araújo, António Silva, Otamendi e Carreras; Florentino, Kokçu e Aursnes; Di María, Akturkoglu e Pavlidis
Onze do Sporting: Rui Silva, Gonçalo Inácio, Diomande, Eduardo Quaresma, Debast, Hjulmand, Catamo, Maxi Araújo, Pedro Gonçalves, Gyokeres e Trincão.
Suplentes do Benfica: Samuel Soares, Arthur Cabral, Barreiro, Belotti, Schjelderup, Dahl, Bruma, Tiago Gouveia e Bajrami
Suplentes do Sporting: Franco Israel, Matheus Reis, St. Juste, Morita, Harder, Fresneda, Biel, Esgaio e Quenda