A PSP classificou o "derby" lisboeta Sporting-Benfica como de «risco elevado» ao mesmo tempo que exortou os adeptos encarnados a evitarem «sentimentos de vingança».
Corpo do artigo
«Trata-se de um jogo de emoções habituais nos 'derbies' e, tendo em conta o historial do jogo de novembro [clássico Benfica-Sporting, 1-0], a PSP tomou as medidas necessárias e suficientes para evitar o espírito de vingança dos adeptos do Benfica, depois do incêndio de algumas proporções e danos avultados ocorrido no último jogo entre as equipas», frisou o subintendente Costa Ramos em conferência de imprensa.
Em relação às ameaças que surgiram na internet na semana que antecedeu o clássico alegadamente imputadas à claque do Benfica No Name Boys, Costa Ramos sublinhou que «não passam de palavras», adiantando mesmo que a veracidade do documento «está posta em causa», tendo em conta que a própria claque «já veio afirmar que não tinha nada a ver» com as ameaças em causa.
«Aproveito para exortar os adeptos do Benfica que não vale a pena haver sentimentos de vingança. É um jogo de futebol, há que aclamar a equipa de forma correta, nada mais que isso», sublinhou o responsável, adiantando que a PSP está, no entanto, «preparada para qualquer eventualidade».
Costa Ramos apelou ainda a que os adeptos do Benfica se concentrem à hora que a PSP marcou, 17:00, para integrarem a caixa de segurança, serem revistados, e aquando da abertura de portas do estádio, às 18:15, possam já estar junto ao recinto.
Sem adiantar o número de oficiais que irá estar destacado para o "derby" lisboeta, Costa Ramos disse que "não andará longe do que é habitual", frisando que não houve reforço de medidas, mas sim «algumas preocupações no que diz respeito ao historial das equipas».
Após o "derby" lisboeta a 11 de novembro passado, algumas cadeiras no sector do topo norte do Estádio da Luz, destinado aos adeptos do Sporting, foram incendiadas, tendo sido necessária a intervenção dos bombeiros.
Sporting e Benfica partem para o "derby" de hoje, que encerra a 26.ª jornada da Liga portuguesa de futebol, empatados no número de triunfos em jogos realizados no reduto "leonino" para a principal competição do futebol português.