Em 34 jogos, Portugal venceu apenas seis contra os espanhóis. Espanha quer manter um título que conquistou em 2008. Mas a última derrota espanhola num Europeu foi precisamente contra Portugal, em 2004.
Corpo do artigo
A história não está a favor de Portugal. Dos 34 encontros entre as duas seleções, a equipa portuguesa ganhou apenas em seis ocasiões, contra dezasseis vitórias espanholas. O último encontro, no entanto, traz boas recordações. Uma vitória expressiva por 4-0, num amigável em 2010. Mas já lá vamos.
Pode dizer-se que, para Portugal, tudo começou com a Espanha. Pelo menos ao nível dos golos. Em 1984, na primeira participação portuguesa em fases finais de Campeonatos da Europa, a seleção estreava-se com um empate a zero com a Alemanha (ainda Ocidental). No segundo jogo, surgia o primeiro golo português num Europeu. Contra a Espanha, precisamente, o golo de António Sousa valeu o empate a uma bola.
[youtube:DjKIp81G3Z4]
Depois disso, as duas equipas apenas se voltaram a encontrar em competições internacionais 20 anos mais tarde. Em 2004, Portugal recebia a fase final do Europeu desse ano. Portugueses e espanhóis chegavam ao último jogo da fase de grupos com obrigação de ganhar, para manter as esperanças de avançar na prova. Um golo solitário de Nuno Gomes deu a vitória a Portugal, e também o apuramento para os quartos de final.
[youtube:oWk-7uJm5os]
Seis anos mais tarde, novo confronto, desta feita a contar para os oitavos de final do Mundial 2010, na África do Sul. A Espanha, campeã europeia em 2008, era a grande favorita, e acabou mesmo por vencer o jogo com um golo irregular de David Villa.
[youtube:vJvq108ROqc]
Mais tarde nesse ano, no entanto, Portugal conseguia uma vitória histórica sobre o país vizinho. 4-0 no Estádio da Luz, num amigável entre as duas seleções. Um resultado que será certamente difícil de repetir, mas para o qual os jogadores podem olhar como fonte de motivação extra.
[youtube:a6_ldxKRM3c]