O português Diogo Carvalho falhou o acesso à final dos 100 metros estilos nos Campeonatos do Mundo de piscina curta, em Istambul, terminando em 12.º na geral, depois de nadar nas meias-finais em 53,69 segundos.
Corpo do artigo
O nadador do Galitos, de Aveiro, foi sexto classificado na sua meia-final, enquanto na outra série o nadador norte-americano Ryan Lochte estabeleceu o recorde mundial, ao realizar a prova em 50,51 segundos.
O quíntuplo campeão olímpico melhorou em cinco centésimos a anterior melhor marca, fixada pelo esloveno Peter Mankoc (50,76), em dezembro de 2009, na mesma piscina da capital turca.
Quanto a Diogo Carvalho, tinha chegado a esta meia-final depois de nas eliminatórias da manhã ter sido oitavo, com a marca de 53,64 segundos, tempo um pouco acima do seu recorde nacional absoluto (53,28), que estabeleceu em abril de 2009.
Diogo Carvalho disputou duas finais nos Mundiais, terminando em sétimo nos 200 metros estilos e em oitavo nos 400 estilos.
O selecionador português, José Manuel Borges, citado pela assessoria da Federação Portuguesa de Natação, fez um balanço «positivo, com particular destaque para as prestações do Diogo Carvalho, ao conseguir a presença em duas finais e uma meia-final, superando em todas as provas as marcas realizadas no recente Europeu de Chartres».