Diogo Costa foi fortaleza, mas inundou com a água metida pela equipa. Portugal perde na Dinamarca
Veja o golo. Diogo Costa somou muitas defesas, incluindo um penálti, mas nada pôde fazer perante uma grande jogada coletiva concluída por Hojlund
Corpo do artigo
Nem um país de navegadores consegue sobreviver a tanta água metida pela equipa portuguesa. Diogo Costa ainda tentou suster a inundação, mas também ele acabou alagado. Portugal perdeu esta quinta-feira na Dinamarca, na primeira mão dos quartos de final da Liga das Nações.
O guarda-redes português defendeu quase tudo o que lhe apareceu pela frente, até um penálti de Eriksen, mas a grande jogada coletiva finalizada por Hojlund já foi para lá do que era possível.
Os primeiros minutos da partida tiveram uma grande ocasião de perigo para os dinamarqueses, depois de um erro de Diogo Costa, mas a bola acabou por ir ao lado da baliza portuguesa. Pouco depois, foi Pedro Neto a responder com um remate colocado para uma defesa apertada de Kasper Schmeichel.
Aos 23 minutos, num remate de ressaca que ia na direção da baliza, Renato Veiga desviou a bola com a mão e o árbitro assinalou grande penalidade para os dinamarqueses. Eriksen, da marca dos 11 metros, rematou para uma grande defesa de Diogo Costa.
Portugal voltou a estar perto do golo aos 32 minutos, com Renato Veiga a apanhar uma bola perdida após um canto e a rematar para uma defesa difícil de Kasper Schmeichel. Logo a seguir, Cristiano Ronaldo, numa jogada aérea, cabeceou pouco ao lado da baliza dinamarquesa.
Contudo, os dinamarqueses continuavam a ser mais perigosos e, aos 35 minutos, Biereth, à meia volta, rematou para mais uma grande defesa de Diogo Costa. E, quando não havia um Diogo, havia outro. Perto do intervalo, um cruzamento rasteiro para a área de Portugal chegou a Eriksen, que rematou para longe do alcance de Diogo Costa, mas Diogo Dalot tirou em cima da linha.
O arranque da segunda parte foi em tudo semelhante à primeira: aos 55 minutos, Isaksen apareceu sozinho pelo lado direito e rematou para mais uma grande intervenção de Diogo Costa.
Já depois do minuto 60, Portugal voltou a chegar com perigo à área dinamarquesa. Num livre lateral para a área, Vitinha aproveitou a segunda bola para rematar, mas saiu ao lado da baliza de Kasper Schmeichel.
O golo acabou mesmo por surgir aos 78 minutos. Mais uma perda de bola no início de construção de Portugal, Isaksen, Eriksen e Skov Olson elaboraram uma bela jogada ao primeiro toque, concluída da mesma forma por Hojlund para o fundo da baliza de Diogo Costa.
Portugal ainda fez algumas tentativas tímidas de chegar ao empate, mas acabou mesmo derrotado em Copenhaga por 1-0, desvantagem que traz para Lisboa. A segunda mão joga-se no Estádio de Alvalade no domingo.
Onze da Dinamarca: Kasper Schmeichel, Kistensen, Vestergaard, Andersen, Isaksen, Hjulmand, Norgaard, Eriksen, Maehle, Biereth e Lindstrom.
Onze de Portugal: Diogo Costa, Diogo Dalot, Rúben Dias, Renato Veiga, Nuno Mendes, João Neves, Vitinha, Bruno Fernandes, Pedro Neto, Rafael Leão e Cristiano Ronaldo.
Suplentes da Dinamarca: Hermansen, Jorgensen, Nelsson, Frendrup, Dorgu, Hojlund, Skov Olsen, Wind, Harder e Froholdt.
Suplentes de Portugal: José Sá, Rui Silva, Nélson Semedo, António Silva, João Palhinha, Bernardo Silva, João Félix, Gonçalo Inácio, Geovany Quenda, Rúben Neves, Francisco Trincão e Diogo Jota.