FC Porto vence e arrecada 68 milhões na Champions. Vitória portista pode ajudar Benfica
Os dragões já estavam apurados para a próxima fase da Liga dos Campeões. Veja os golos.
Corpo do artigo
O FC Porto venceu esta terça-feira o último jogo da fase de grupos da Liga dos Campeões frente ao Galatasaray (2-3), com golos de Felipe, Marega e Sérgio Oliveira. A vitória permite ao FC Porto somar 16 pontos, igualando a melhor classificação de sempre na Liga dos Campeões. A equipa de Sérgio Conceição acaba esta fase a perto de 68 milhões de euros em prémios da UEFA.
Os turcos do Galatasaray entraram com vontade de pressionar o FC Porto, chegando nos minutos iniciais junto à baliza de Casillas com muito perigo.
Mas foram os dragões, já qualificados para a próxima fase da Champions, que inauguraram o marcador aos 17 minutos. O central Felipe subiu à área para dar o melhor seguimento a um livre de Alex Teles. Os campeões nacionais estão em vantagem em Istambul.
Aos 41 minutos, o FC Porto aumentou a vantagem ao beneficiar de uma grande penalidade. Hernâni foi travado em falta dentro da área e Marega não perdoou da marca de 11 metros.
Na resposta, os turcos chegaram-se à frente. Rodriguez foi derrubado por Felipe na área e o árbitro não teve dúvidas em marcar nova grande penalidade. Chamado a converter, Feghouli não falhou perante Casillas.
Na segunda parte, o Galatasaray entrou a todo o gás, criando algumas jogadas que, no entanto, não assusturam Casillas. Já os dragões, que apresentavam uma dinâmica superior, chegaram mesmo ao terceiro golo.
Aos 57 minutos, Marega arrancou pela direita, combinou com Hernâni, que colocou a bola perfeita para Sérgio Oliveira rematar sem hipótese para o fundo da baliza de Muslera.
Logo a seguir, os turcos não desistiam de tentar dividir o jogo e conseguiram reduzir. Rodriguez arrancou pela direita, Diogo Leite falhou o corte e Derdyok só teve de encostar. 2-3
No minuto a seguir, o Galatasaray conquistou uma grande penalidade mas Feghouli rematou contra a barra da baliza de Casillas, desperdiçando desta forma o empate.
No final, o FC Porto sofreu para conter a pressão da equipa turca que, com esta derrota, foi eliminada das competições europeias. A vitória portista ajuda o Benfica, que assim, se vencer amanhã na Luz o AEK, pode ser cabeça de série na Liga Europa.
VEJA OS GOLOS
Felipe, 17 minutos
#ChampionsEleven | @GalatasaraySK 0-1 @FCPorto
- Eleven Sports Portugal (@ElevenSports_PT) 11 de dezembro de 2018
GOLO! FELIPE! Assistência teleguiada de Alex Telles!#ForTheFanspic.twitter.com/xgyePpATGW
Marega, 41 minutos
#ChampionsEleven | @GalatasaraySK 0-2 @FCPorto
- Eleven Sports Portugal (@ElevenSports_PT) 11 de dezembro de 2018
De penalti, Marega faz o 2º do FC Porto!#ForTheFanspic.twitter.com/tXjZBnhHwg
Feghouli, 45+1 minutos
#ChampionsEleven | @GalatasaraySK 1-2 @FCPorto
- Eleven Sports Portugal (@ElevenSports_PT) 11 de dezembro de 2018
Reduz o Galatasaray para 1-2!#ForTheFanspic.twitter.com/U8jKlJlakD
Sérgio Oliveira, 57 minutos
#ChampionsEleven | @GalatasaraySK 1-3 @FCPorto
- Eleven Sports Portugal (@ElevenSports_PT) 11 de dezembro de 2018
Está feito o 3º! Grande trabalho de Hernâni e golo de Sérgio Oliveira!#ForTheFanspic.twitter.com/sQdmxfPVa0
Derdyok, 65 minutos
#ChampionsEleven | @GalatasaraySK 2-3 @FCPorto
- Eleven Sports Portugal (@ElevenSports_PT) 11 de dezembro de 2018
Volta a reduzir o Galatasaray! Temos jogo!#ForTheFanspic.twitter.com/1iMjHUjuIQ
Onze do Galatasaray: Muslera; Mariano, Maicon, Garry Rodrigues, Derdiyok, Ryan Donk, Badou Ndiaye, Fernando, Ozak Kabak, Nagatomo e Feghouli.
Onze do FC Porto: FC Porto: Casillas; Maxi, Felipe, Diogo Leite e Alex Telles; Sérgio Oliveira, Danilo e Herrera; Hernâni, Marega e Adrián López.