Diogo Ribeiro vai receber 30 mil euros em prémios de mérito desportivo
O nadador passou a integrar o nível 1 do Projeto Olímpico.
Corpo do artigo
O Instituto Português do Desporto e Juventude vai entregar a Diogo Ribeiro 30 mil euros em prémios de mérito desportivo “pelas suas brilhantes prestações” no mundial Aquático de Doha, no Catar.
Em resposta à TSF, o gabinete do Secretário de Estado da Juventude e do Desporto esclarece que o nadador vai receber 25 mil euros pela prova olímpica (100 metros mariposa) e cinco mil euros pela prova não olímpica (50 metros mariposa), que lhe valeram duas medalhas de ouro.
Além disso, por se ter tornado campeão do mundo na especialidade de 100 metros mariposa, Diogo Ribeiro “passa diretamente do nível 3 (Elite) do Projeto Olímpico para o nível 1 (Medalhado)”, passando de uma bolsa mensal de 1200 euros para uma bolsa mensal de 1750 euros. Já o treinador, por seu lado, vai receber uma outra bola de 1400 euros.
Diogo Ribeiro está integrado no Centro de Alto Rendimento do Jamor, sendo também aluno na Unidade de Apoio ao Alto Rendimento na Escola (Escola Fonseca Benevides, em Lisboa), o que lhe permite compatibilizar o estudo à distância com o treino e as competições de alto rendimento, destaca o gabinete do Secretário de Estado da Juventude e do Desporto.