Direito e Agronomia descem de divisão após encontro marcado por cenas de violência nas bancadas e no relvado.
Corpo do artigo
A Federação Portuguesa de Râguebi (FPR) decidiu despromover Direito e Agronomia do Campeonato Nacional 1 (CN1), na sequência dos incidentes ocorridos no jogo de dia 28 de abril.
O encontro ficou marcado por cenas de violência nas bancadas e no relvado, e pela ausência da equipa de arbitragem, que levou a que o jogo, que Agronomia venceu por 15-12, fosse dirigido por uma pessoa recrutada da bancada. O outro finalista era o Belenenses, mas ainda não é claro se receberá o título de campeão nacional desta época.
Em comunicado enviado às redações, a FPR anuncia que "fez, entre outras diligências, uma participação disciplinar ao Conselho de Disciplina, para que fossem apurados os factos com relevância disciplinar e regulamentar".
O Conselho de Disciplina entendeu que "a interrupção definitiva determinada pelo árbitro foi da responsabilidade dos jogadores de ambas as equipas, os quais se envolveram em confrontos físicos".
A Direção da FPR aceita esta conclusão, tendo decidido aplicar "falta de comparência não justificada às duas referidas equipas".
"Consequentemente, é averbada derrota a AEIS Agronomia e GD Direito no jogo do passado dia 28 de abril de 2018, a contar para as meias-finais do CN1, com o consequente cancelamento definitivo da Final do CN1", pode ler-se no comunicado.
A FPR decidiu assim, e por unanimidade, que as duas equipas vão ser despromovidas ao "ao último escalão competitivo sénior em 2018/19".