Ouça as reações na TSF e veja o golo. Leões receberam e venceram esta sexta-feira o Santa Clara por 1-0.
Corpo do artigo
O Sporting recebeu e venceu, esta noite, os açorianos do Santa Clara por 1-0 num jogo em que conseguiu alcançar o SC Braga na terceira posição do campeonato.
Alvalade reencontrava Bas Dost depois de uma ausência de alguns jogos. O holandês tem andado desligado dos golos, algo que provocou alguma falta de confiança ao ponta de lança. Esta noite, o 28 do Sporting voltava ao 11 inicial e, com ele, os adeptos esperavam que regressassem os golos.
https://www.vsports.pt/embd/50840/m/449786/tsf/ad95e656d0f37434443ff27124f4ad66?autostart=false
Os primeiros 15 minutos de jogo foram pouco empolgantes. Duas equipas que tentavam, sobretudo, acertar na melhor forma de atacar: o Santa Clara recorria às alas, enquanto o Sporting deixava que Bruno Fernandes pegasse na batuta.
A forma de jogar não estava, no entanto, a resultar: aos 20 minutos de jogo, ainda nenhuma das equipas tinha ensaiado qualquer remate à baliza.
O remate mais perigoso dos leões surgiu aos 35 minutos e foi da autoria de um defesa. Mathieu cobrou um livre direto que ainda conseguiu assustar Marco, mas não passou disso: o susto gerou suspiros - de alívio, do guarda-redes, e de desespero, das bancadas.
A segunda parte começou com um susto para o Sporting: Patrick faz um lançamento lateral que cai no interior da grande área, a bola é cabeceada e acaba por cair aos pés de Chrien. O jogador eslovaco remata a bola com muito perigo, mas Ristovski acaba por fazer um corte que se revelou essencial ao desviar o remate.
O jogo estava muito lento e até algo pastoso, mas Acuña depressa arranjou uma forma de o acelerar.
Numa jogada inteligente, o argentino cobrou um lançamento de linha lateral que foi parar aos pés de um Bruno Fernandes completamente sozinho, esquecido atrás da linha defensiva açoriana. O 8 do Sporting arrancou para a grande área e viu Raphinha a aparecer do outro lado: colocou lá a bola e o brasileiro só precisou de encostar para o primeiro golo da partida aos 60'.
Valeu ao Sporting o rasgo de inteligência tática que valeu este golo, porque o jogo depressa voltou ao deserto de ideias a que Alvalade tinha assistido ate aí. João Henriques ainda promoveu várias alterações no ataque com as entradas deZé Manuel, Ukra e Pablo, mas não teve o condão de acordar a sua equipa. Keizer, por seu lado, optou por lançar Miguel Luís para o lugar de Doumbia, para tentar segurar, de vez, o meio-campo.
A cartada final de Keizer foi o lançamento forçado de Jovane para o lugar de Raphinha, que se lesionou num choque com um adversário, mas a velocidade do jogo manteve-se: quase nenhuma.
O jogo chegou ao fim e, como o que conta são as bolas que entram, o Sporting venceu o Santa Clara por 1-0 e alcançou mesmo o SC Braga na terceira posição do campeonato. No entanto, nem tudo foi assim tão positivo: Bas Dost continua em branco e passou, uma vez mais, ao lado do jogo.
Raphinha marcou aos 60'.
https://www.vsports.pt/embd/50833/m/449786/tsf/41bf0dce18580b49cdd41bdfc90af7fb?autostart=false
Onze do Sporting: Renan Ribeiro; Ristovski, Coates, Mathieu e Borja; Wendel, Doumbia e Bruno Fernandes; Raphinha, Acuña e Bas Dost.
Onze do Santa Clara: Marco; Patrick, Fábio Cardoso, César, João Lucas; Kaio, Chrien, Bruno Lamas e Francisco Ramos; Evouna e Guilherme Schettine.
O jogo é apitado por Manuel Oliveira, assistido por Pedro Ribeiro e Tiago Ribeiro. No VAR estará Luís Ferreira.
Suplentes do Sporting: Salin, André Pinto, Diaby, Phellype, Jovane, Miguel Luís e Thierry.
Suplentes do Santa Clara: João Lopes, Ukra, Minhoca, Mamadu, Lucas Marques, Zé Manuel, Pablo Lima.