Benfica venceu o primeiro título da temporada, este domingo, frente ao Sporting, com uma goleada no Algarve.
Corpo do artigo
O Benfica goleou o Sporting na Supertaça por 5-0, com um golo de Rafa, dois de Pizzi, um de Grimaldo e um de Chiquinho. No primeiro jogo oficial da temporada, a equipa de Bruno Lage escudou-se na eficácia e deixou o Sporting sem capacidade de resposta. Porém, para a história do jogo, fica uma primeira parte positiva dos leões.
O jogo começou bem quente e para o lado do clube verde e branco. Pouco depois de um livre dos encarnados, Mathieu isolou Bruno Fernandes pela esquerda, o capitão teve a possibilidade de rematar, mas procurou Bas Dost. Estava lá Ferro, que ao cortar a bola esteve perto do autogolo, valeu o guarda-redes do Benfica.
Nos primeiros dez minutos, águias e leões procuraram oportunidades de parte a parte, com a equipa de Bruno Lage a ser mais rematadora, mas com um Sporting sempre a procurar chegar à área de Vlachodimos.
Aos 15 minutos de jogo, Seferovic esteve perto do golo, com um contra-ataque em que os encarnados tinham superioridade numérica, mas na hora de decidir, o avançado suíço rematou e permitiu o corte imperial de Thierry Correia.
TSF\audio\2019\08\noticias\05\resumo_benfica_5_0_sporting
Bruno Fernandes voltou a levar perigo à baliza encarnada, desta vez servido por Bas Dost. O capitão do Sporting foi travado por Vlachodimos.
E numa altura em que o Sporting pressionava mais o Benfica, a equipa de Lage faz o primeiro do jogo. Pizzi cruza milimetricamente, Rafa aparece na área pela esquerda, nas costas de Thierry, e remata para o golo. Estava feito o 1-0 na Supertaça.
Golo do Benfica! Está aberto o marcador na Supertaça. Pizzi abre na esquerda e Rafa, já perto da baliza, remata de primeira e cruzado, sem hipótese para Renan.
- SPORT TV (@SPORTTVPortugal) 4 de agosto de 2019
11 Ligas | 7 Taças | 2.000 Jogos | Mais de 55.000 horas de desporto na sua @sporttvportugal pic.twitter.com/VyFXlsNaN3
Ao intervalo, o Benfica foi para o balneário a vencer com um golo solitário de Rafa.
A segunda parte de um dérbi
Se o Benfica saiu para o intervalo pouco depois de marcar, os leões vieram do balneário com vontade de golo. Pouco depois do regresso ao relvado, Bruno Fernandes bateu um livre de longe da área, mas a bola ainda tocou na malha lateral.
Mas aos 60 minutos de jogo, o Sporting comete um erro grave na defesa, com Mathieu a tentar driblar Rafa. O jogador do Benfica conseguiu ficar com a bola, deu o esférico a Pizzi e o médio do Benfica não falhou. É o 2-0 no Estádio do Algarve.
Está feito o segundo para o Benfica! Atrapalhação entre Coates e Mathieu que foi aproveitada por Rafa, acabando por assistir Pizzi para o golo. Inverteram-se os papéis do primeiro golo.
- SPORT TV (@SPORTTVPortugal) 4 de agosto de 2019
11 Ligas | 7 Taças | 2.000 Jogos | Mais de 55.000 horas de desporto na sua @sporttvportugal pic.twitter.com/WpSF9qdOnT
No minuto seguinte, Pizzi e Rafa isolam-se no ataque, mas não conseguem fazer o golo.
Aos 64 minutos, o Benfica voltou a marcar. Grimaldo faz o gosto ao pé, com um livre exímio, e marca para as águias. Estava feito o terceiro golo da partida, o terceiro das águias.
3-0 para o Benfica! Grimaldo bate um livre para o lado esquerdo de Renan, que apesar de se ter esticado e tocado na bola, não consegue evitar mais um golo para os encarnados.
- SPORT TV (@SPORTTVPortugal) 4 de agosto de 2019
11 Ligas | 7 Taças | 2.000 Jogos | Mais de 55.000 horas de desporto na sua @sporttvportugal pic.twitter.com/Cvjjl0yt7w
O Benfica vivia o melhor momento do encontro e Seferovic teve mesmo perto de fazer o golo, mas Renan 'roubou' o festejo ao avançado suíço.
O Sporting tentava responder, Bruno Fernandes puxava pela equipa e Raphinha ainda esteve perto do golo, aos 74 minutos, mas não conseguiu reduzir a vantagem dos leões.
A eficácia do Benfica voltaria pouco depois, aos 75 minutos, quando Pizzi bisou na partida. A jogada voltou a unir a dupla de sucesso da noite, Rafa assistiu o capitão das águias, que no frente a frente com Renan, não falhou.
Benfica marca o quarto! Novamente a dupla Rafa/Pizzi a funcionar, com o primeiro a assistir novamente o segundo, que faz o bis na partida.
- SPORT TV (@SPORTTVPortugal) 4 de agosto de 2019
11 Ligas | 7 Taças | 2.000 Jogos | Mais de 55.000 horas de desporto na sua @sporttvportugal pic.twitter.com/YLmx1Y4gDl
Chiquinho ainda teve tempo de marcar e de escrever o seu nome na história do jogo. Era o quinto golo.
E vão cinco para o Benfica! Chiquinho marca após assistência de Seferovic, depois deste aproveitar uma defesa incompleta de Renan para assistir o companheiro de equipa.
- SPORT TV (@SPORTTVPortugal) 4 de agosto de 2019
11 Ligas | 7 Taças | 2.000 Jogos | Mais de 55.000 horas de desporto na sua @sporttvportugal pic.twitter.com/po3zhAt50O
O jogo terminou segundos depois, com o Benfica a vencer o Sporting com uma goleada por cinco golos. Um resultado avultado e pesado para a equipa dos leões.
Onze do Benfica: Vlachodimos, Nuno Tavares, Ferro, Rúben Dias, Grimaldo, Gabriel, Florentino, Pizzi, Rafa Raul De Tomas e Seferovic.
Onze do Sporting: Renan, Thierry, Coeates, Mathieu, Neto, Acuña, Wendel, Doumbia, Raphinha, Bruno Fernandes, Bas Dost.
Suplentes do Benfica: Zlobin, Ebuehi, Jardel, Taarabt, Chiquinho, Jota e Vinícius.
Suplentes do Sporting: Luís Maximiano, Ilori, Borja, Eduardo, Vietto, Diaby e Luiz Phellype.
11180012