Num jogo com cinco golos no segundo tempo, Benfica vence (3-2) o Famalicão, no jogo da primeira mão da meia-final da Taça de Portugal.
Corpo do artigo
Depois de uma primeira parte sem golos, Benfica e Famalicão entusiasmaram os adeptos no segundo tempo, com cinco golos. Primeiro marcaram os encarnados, por intermédio de Pizzi, mas o Famalicão colocou-se em vantagem. Rafa entrou para empatar e nos descontos, Gabriel cabeceou para o fundo da baliza de Vaná, para dar vantagem aos encarnados no segundo jogo da meia-final, marcada para daqui a uma semana, em Vila Nova de Famalicão.
Benfica e Famalicão defrontaram-se com um objetivo comum: tentar ganhar vantagem no jogo da primeira mão das meias-finais da Taça de Portugal. Para o primeiro jogo, Bruno Lage poupou quatro jogadores em relação ao último jogo do campeonato.
Pensando no encontro de sábado frente ao FC Porto no Dragão, o técnico encarnado optou por deixar de fora Ferro, Weigl, Rafa e Vinícius. Para substituir o quarteto no onze inicial, Lage chamou à titularidade Jardel, Gabriel, Chiquinho e Seferovic.
Pela frente o Benfica tinha uma das equipas sensação da temporada. O Familacão surgiu na Luz também com três alterações na equipa, sobretudo no setor defensivo.
Aos nove minutos, surgiu o primeiro lance de perigo, criado pelo ataque encarnado. Do lado direito, depois de um passe de Gabriel, Pizzi serve Chiquinho que, já dentro da área e em boa posição, rematou por cima.
O jogo estava com um ritmo elevado e o Famalicão criou uma grande ocasião para se adiantar no marcador. Diogo Gonçalves tirou um cruzamento da direita e, na área e sem oposição, Pedro Gonçalves falhou o golo, rematando ao lado da baliza de Vlachodimos.
O Famalicão mostrava que estava na Luz para levar um bom resultado para o jogo da segunda mão, daqui a uma semana. O Benfica também procurava o golo e Pizzi inventou um lance de perigo. O capitão encarnado conduziu a bola e, ao entrar na área, cruzou para Seferovic, que esteve a milímetros de fazer o primeiro tento do jogo.
O Benfica não aproveitava as oportunidades e os famalicenses entusiasmavam-se, com Pedro Gonçalves e Diogo Gonçalves em evidência - ambos eram autênticos diabos à solta na Luz. A equipa de João Pedro Sousa estava a rubricar uma boa exibição na Luz.
A segunda parte começou com dois avisos do Famalicão. Fábio Martins foi o protagonista de dois lances que levaram perigo para a baliza de Vlachodimos. O extremo da equipa famalicense ensaiou dois remates que não saíram longe da baliza encarnada.
O golo apareceu, mas na baliza contrária. Pizzi abriu o marcador de grande penalidade, depois de uma mão irregular na área.
https://www.vsports.pt/embd/57124/m/636038/tsf/7bbf757d6b45d21a2f3544f033b3a986?autostart=false
O capitão do Benfica ainda teve oportunidade de aumentar a vantagem logo a seguir, mas Vaná negou-lhe o golo. O Famalicão respondeu e marcou um golaço na Luz.
Pedro Gonçalves inventou uma jogada, deixando pelo caminho vários jogares e, depois de tabelar com Diogo Gonçalves, o capitão famalicense bateu Vlachodimos, empatando o jogo.
https://www.vsports.pt/embd/57125/m/636038/tsf/49de129e5da27c2bbcdc40107266173f?autostart=false
O Famalicão aproveitava os espaço dado pela defensiva encarnada e chegou ao segundo golo, para desespero dos adeptos na Luz. Recuperação de bola no meio campo, Pedro Gonçalves conduziu a bola e serviu Tony Martínez, que sem oposição, rematou cruzado para o segundo golo da equipa de João Pedro Sousa na Luz.
https://www.vsports.pt/embd/57130/m/636038/tsf/8d63200bf483848bb797c1682ba28ce4?autostart=false
O Benfica não baixou os braços e empatou de novo o jogo. Bruno Lage fez entrar Carlos Vinícius e Rafa e ambos fabricaram o golo encarnado. O avançado brasileiro soltou-se da marcação e rematou. Vaná sacudiu para a frente e Rafa fuzilou a baliza do Famalicão.
https://www.vsports.pt/embd/57131/m/636038/tsf/2fd95d550e6c54fe06363ee623b732d1?autostart=false
O ritmo frenético da segunda parte só abrandou quando o cronómetro se aproximava para o final. O Benfica ainda foi à procura do terceiro golo, mas o Famalicão "encerrou" a sua baliza, pensando na vantagem que levava no bolso para o jogo da segunda mão.
Os encarnados queriam levar vantagem para o norte do país e conseguiram... nos descontos. Depois de uma jogada de entendimento entre Pizzi e Grimaldo, os encarnados conquistaram um canto. Pizzi, do quarto círculo, levantou e, na área, Gabriel surpreendeu Vaná, que não conseguiu evitar o golo da vitória na Luz.
https://www.vsports.pt/embd/57136/m/636038/tsf/ea69b9a8cd74c6d9e42ce74dff4171f6?autostart=false
Foi o último lance do jogo, que fica marcado pela bela exibição de uma das sensações da I Liga. A vaga do Jamor vai decidir-se em Vila Nova de Famalicão.
Onze do Benfica: Vlachodimos; André Almeida, Jardel, Rúben Dias e Grimaldo; Pizzi, Gabriel, Taarabt e Cervi; Chiquinho e Seferovic.
Suplentes do Benfica: Zlobin, Ferro, Tomás Tavares, Florentino, Rafa, Jota e Carlos Vinícius.
Onze do Famalicão: Vaná; Ivo Pinto, Riccieli, Patrick William e Racine Coly; Pedro Gonçalves, Gustavo Assunção e Uros Racic; Diogo Gonçalves, Toni Martínez e Fábio Martins.