Quem com Ferro marca, sem Ferro corre. Benfica vence Aves e reaproxima-se do FC Porto
Vice-líder do campeonato visitou 1.ª equipa abaixo da linha de água e recolocou-se a um ponto do FC Porto. Veja os três golos.
Corpo do artigo
O Benfica venceu, esta segunda-feira, o Desportivo das Aves por 3-0, recuperando a desvantagem pontual para o FC Porto, que fica reduzida a um ponto. Já a equipa da Vila das Aves continua no 6.º lugar, o primeiro dos lugares que dá direito a descida de divisão, a um ponto da segurança do 15.º lugar.
Desde que chegou à vila, Augusto Inácio implementou um sistema de jogo com três defesas centrais e dois laterais, algo a que Bruno Lage, treinador encarnado, já se mostrou atento. Quem não entrou atento foi o Benfica, que aos 34 segundos já via Mama Baldé fugir a toda a gente e entrar na grande área. O remate saiu torto, pelo que ficou o aviso.
TSF\audio\2019\02\noticias\18\compacto_cda_slb
Do aviso ao golo passaram poucos minutos. O problema para o Aves é que foi marcado na sua baliza. Samaris, no corredor central, viu Seferovic desmarcar-se na quina da área e colocou lá a bola. O suíço, com classe, "matou" no peito e, à saída de Beunardeau, picou sobre o guarda-redes.
Ia resultando bem a forma de jogar do meio-campo benfiquista, tanto que aos nove minutos a vantagem só não aumentou porque João Félix fez algo estranho: falhou a baliza.
Os ataques encarnados eram perigosos o suficiente para desmontar a defesa a cinco do Aves, mas a pontaria revelava-se um problema. Seferovic, Félix e Rafa iam tentando, mas quando não falhavam a baliza, aparecia o francês Beunardeau. Do outro lado do campo, Mama Baldé ia correndo sozinho contra o mundo.
Rafa ia sendo a peça mais móvel e veloz da equipa benfiquista e, aos 36 minutos, teve a recompensa. O extremo português - que tremeu por várias vezes em frente à baliza nesta partida - apanhou a bola descaído para o lado esquerdo, rodou e colocou a bola no poste mais distante da baliza.
Os encarnados foram para o intervalo com uma vantagem de dois golos e um claro controlo sobre o jogo, que transportou para a segunda parte. Félix e Seferovic continuam endiabrados e, esta segunda-feira, faziam o que queria dos três centrais avenses. Quando Rafa se juntava à dupla, o perigo acabava por aumentar, algo que foi evidente quando, aos 54 minutos, Seferovic apareceu sozinho em frente à baliza após uma triangulação. O suíço já se preparava para encostar quando apareceu Vítor Costa e lhe tirou o pão da boca.
Quem não viu o golo fugir-lhe foi ferro. Aos 59', Pizzi bate um canto da direita e Beunardeau, que tinha saído à bola, falha-a completamente. A bola vai parar aos pés de Ferro que, não conseguindo à primeira, picou a bola à segunda por cima de toda a defesa e fez o terceiro do jogo e segundo da conta pessoal. No recomeço da partida, Pizzi podia ter feito o quarto do jogo, mas nem o próprio, nem Félix, nem Seferovic foram capazes disso.
Ferro parecia estar prestes a ter mais uma noite memorável, mas rápido percebeu que o caso não era esse. Aos 63 minutos, viu Derley fugir-lhe e, incapaz de o parar sem falta, acabou por agarrar o braço do brasileiro, que caiu. Hugo Miguel não perdoou e mostrou o vermelho direto ao jovem defesa central. A ação faltosa tinha começado fora da grande área, mas a asneira já estava feita.
A expulsão obrigou Bruno Lage a recuar Samaris para a posição de defesa central e a lançar Gedson para o miolo, algo que acabou por tirar ímpeto ofensivo aos encarnados. Augusto Inácio também não quis perder tempo e lançou três homens para o ataque, numa tentativa de capitalizar a superioridade numérica.
A estratégia de pouco valeu, já que até ao final do jogo nenhuma das equipas foi capaz de marcar. O Benfica confirmava uma vitória que pareceu mais fácil do que realmente foi e voltava a estar a apenas um ponto do FC Porto.
Seferovic marcou o primeiro golo da partida aos 3 minutos.
https://www.vsports.pt/embd/50059/m/449746/tsf/d77fbfbd6727ea6e89a324c638634454?autostart=false
Rafa marcou o segundo aos 36'.
https://www.vsports.pt/embd/50066/m/449746/tsf/5cbbda98454b5065728df6e92900f884?autostart=false
Ferro fez o terceiro aos 59'.
https://www.vsports.pt/embd/50074/m/449746/tsf/9d00b8e79ffde303b47b0e4753ccc6c6?autostart=false
O lance pelo qual Ferro foi expulso.
https://www.vsports.pt/embd/50077/m/449746/tsf/b3f7567fcb5d0e8d85f16c6d9ac075ca?autostart=false
Onze do CD Aves: Beunardeau; Ponck, Diego Galo e Jorge Fellipe; Rodrigo, Vítor Gomes, Braga e Vítor Costa; Mama Baldé, Derley e Luquinhas.
Onze do SL Benfica: Vlachodimos; André Almeida, Rúben Dias, Ferro e Grimaldo; Pizzi, Samaris, Gabriel e Rafa; João Félix e Seferovic.
Suplentes do Aves: Szymonek, Rodrigo Defendi, Mato Milos, Rúben Oliveira, Fariña, Diallo e Miguel Tavares.
Suplentes do Benfica: Svilar, Corchia, Gedson, Cervi, Zivkovic, Jota e Jonas.
O jogo foi apitado por Hugo Miguel, auxiliado por André Campos e Bruno Jesus. No videoárbitro esteve Vítor Ferreira.