Os famalicenses marcaram dois golos nos primeiros oito minutos. Coates reduziu antes do intervalo, mas Diogo Gonçalves bisou na segunda parte e aumentou a vantagem. Veja os golos.
Corpo do artigo
O Famalicão venceu esta terça-feira o Sporting por 3-1, no jogo que encerrou a 23.ª jornada da I Liga, subindo ao sexto lugar e deixando os leões mais afastados do terceiro posto. A equipa famalicense, que acabou com um ciclo de seis jogos sem vencer, chegou ao intervalo já a vencer por 2-1, depois de golos de Uros Racic, aos cinco minutos, e de Diogo Gonçalves, aos oito, tendo Coates, aos 45+1, ainda reduzido para o Sporting. Diogo Gonçalves marcou o seu segundo golo na etapa complementar, aos 66, sentenciando o triunfo da sua equipa.
Com esta vitória, o Famalicão sobe ao sexto lugar com 36 pontos, menos um do que o Rio Ave, quinto, e menos três do que o Sporting, quarto classificado e que fecha a jornada a quatro pontos do terceiro, o Sporting de Braga.
Já rola a bola no Estádio Municipal de Famalicão! É o Sporting que dá o pontapé de saída. Aos 4 minutos, o Famalicão inaugurou o marcador por intermédio de Racic, com remate fora da área.
https://www.vsports.pt/embd/57938/m/567738/tsf/b0f761dd4a1634ef843a3bb176443d16?autostart=false
Três minutos depois do primeiro golo, Diogo Gonçalves aumenta a vantagem do Famalicão. Solto na direita, recebe um passe de Fábio Martins e atira para o segundo golo da noite.
https://www.vsports.pt/embd/57939/m/567738/tsf/12f8a89f2844a5ea022b132b5388eca4?autostart=false
Numa altura em que parou de chover em Famalicão, Coates intervém muito bem e corta a bola de Toni Martínez, que criava mais uma situação de perigo. Aos 14 minutos, mais um remate perigoso da equipa da casa, desta vez com a assinatura de Walterson, a sair ao lado da baliza de Luís Maximiano.
Aos 16 minutos, o Sporting está finalmente muito perto de marcar, num lance onde todo o perigo nasceu nos pés de Jovane Cabral. Sporar falhou o remate. É pontapé de baliza para o Famalicão. Três minutos depois, um remate de Diogo Gonçalves sai rente ao poste esquerdo da baliza dos leões.
Mais uma boa jogada de Jovane Cabral, aos 22 minutos, mas não chega para assustar a defesa dos famalicenses. Seis minutos depois, Plata faz um cruzamento rasteiro à procura de Sporar, mas a bola acaba por ir direta para as mãos de Vaná.
Aos 38 minutos, Racic corta mais um cruzamento de Jovane Cabral. Quatro minutos depois, mais um cruzamento de Jovane Cabral a esbarrar na defesa do Famalicão. Aos 43 minutos, o Sporting esteve perto de colocar a bola na baliza de Vaná através do suspeito do costume: o camisola 77, Jovane Cabral.
Plata, de livre, colocou a bola na grande área do Famalicão, aos 44 minutos, mas Vaná afastou com os punhos. Pouco depois, Fábio Martins vê o primeiro cartão amarelo do jogo. Na sequência deste lance de bola parada, Coates não perdoou e marcou de cabeça.
https://www.vsports.pt/embd/57944/m/567738/tsf/3674b045fd33c263bbc5911185899bb4?autostart=false
Intervalo no Estádio Municipal de Famalicão.
Começa a segunda parte! Nos primeiros dois minutos deste segundo tempo, Luís Neto vê cartão amarelo e o Famalicão ganha um livre em posição frontal, que pode levar perigo à baliza dos leões, apesar de ainda ser longe. A bola bate na barreira de dois homens e o lance acaba por não criar perigo.
Aos 57 minutos, Vietto falhou uma boa oportunidade para fazer o empate. Muito boa a intervenção de Vaná, a fechar a baliza dos famalicenses. Com o Famalicão a apostar no contra-ataque, Diogo Gonçalves entra na grande área do Sporting, a criar perigo, mas a defesa dos leões resolve.
Esgotado o primeiro quarto de hora da segunda parte, Plata sofre falta de Coly e fica muito queixoso. Aos 66 minutos, Diogo Gonçalves marcou pela segunda vez na partida, desta vez a receber um passe de Pedro Gonçalves, na direita, para um remate cruzado ao segundo poste. Luís Maximiano tentou, mas não conseguiu evitar o golo.
https://www.vsports.pt/embd/57948/m/567738/tsf/16257f68d8f240d1ac68595c7b8a96e9?autostart=false
Aos 75 minutos, Silas tira Eduardo e põe Francisco Geraldes em jogo. Dois minutos depois, alteração no Famalicão. Sai Fábio Martins para a entrada de Guga. Aos 81 minutos é feita a segunda alteração na equipa do Famalicão. Sai o espanhol Toni Martínez, melhor mercador da equipa, para a entrada de Anderson.
Última alteração no Sporting aos 84 minutos: sai Plata e entra Pedro Mendes. Aos 85 minutos, Anderson põe a bola no fundo da baliza dos leões, mas o árbitro Luís Godinho assinala falta e anula o lance. Restam 5 minutos de compensação.
Fim do jogo! O Sporting perdeu, esta terça-feira, por 3-1 frente ao Famalicão e falhou a reaproximação ao terceiro lugar na I Liga.
11881911
Onze Famalicão: Vaná, Riccieli, Nehuén Perez, Roderick, Diogo Gonçalves, Racic, Pedro Gonçalves, Coly, Fábio Martins, Toni Martínez e Walterson.
Onze Sporting: Luís Maximiano, Rosier, Coates, Luís Neto e Acuña, Battaglia, Eduardo, Plata, Vietto, Jovane Cabral e Sporar.
Suplentes do Famalicão: Defendi, Cissé, Alex Centelles, Jorge Pereira, Del Campo, Guga e Anderson.
Suplentes do Sporting: Diogo Sousa, Ilori, Borja, Doumbia, Francisco Geraldes, Rafael Camacho e Pedro Mendes.