Zé Luís marcou, João Mário empatou e o FC Porto não foi além do empate a uma bola em Viseu, no jogo da primeira mão da meia-final da Taça de Portugal.
Corpo do artigo
O Académico de Viseu e o FC Porto empataram esta terça-feira 1-1, num jogo da primeira mão da meia-final da Taça de Portugal de futebol, disputado no Estádio do Fontelo, em Viseu. Os dragões adiantaram-se no marcador já na segunda parte, com um golo do avançado Zé Luís, aos 59 minutos, mas o Académico de Viseu, da II Liga, conseguiu chegar ao empate aos 70, por intermédio de João Mário.
O jogo da segunda mão da meia-final da Taça de Portugal está agendado para quarta-feira, dia 12 de fevereiro, às 20h45, no Porto.
A bola já rola em Viseu. No primeiro minuto de jogo, Marega, isolado na cara do guarda-redes Ricardo Fernandes, não conseguiu fazer o golo. Exatamente um minuto depois, o cabo-verdiano esteve também prestes a entrar na grande área do Académico de Viseu, mas surgiu um grande corte na hora H. O FC Porto entrou no jogo a pressionar com um estádio praticamente cheio no Fontelo.
Aos cinco minutos, João Pica cabeceou à baliza dos dragões. Valeu à equipa de Sérgio Conceição uma defesa de Diego Costa, para canto. O primeiro cartão amarelo do jogo chegou aos 12 minutos, para Loum por falta sobre João Mário.
O guarda-redes Ricardo Fernandes foi pressionado, na sequência de um canto do FC Porto aos 32 minutos, e o árbitro assinalou falta a favor do Académico de Viseu. Três minutos depois, os dragões ganharam um livre perigoso. Batido por Zé Luís, a bola foi contra a barreira do Académico de Viseu e saiu para canto. Aos 37 minutos, Saravia fez um cruzamento à procura do colega de equipa, mas a defesa da equipa da casa resolveu.
O jogo voltou a ser interrompido, pela terceira vez, aos 39 minutos. Desta vez quem está a precisar de assistência é Luis Díaz. Aos 40 minutos o jogador recupera e volta a jogo. Um minuto depois, um remate forte de Fernando Ferreira saiu à figura de Diogo Costa.
Zimbabwe volta a entrar fora de tempo e faz falta. Mais um livre perigoso favorável à equipa do FC Porto. O remate de Marega bate na barreira e sai por cima da trave. Um desvio que quase atraiçoou o guardião do Académico de Viseu.
O árbitro deu 5 minutos de compensação. No quarto minuto de compensação, um toque de João Mário sobre Mbemba deixa o jogador do FC Porto queixoso e a pedir cartão.
A segunda parte começou com uma belíssima jogada do Académico de Viseu, aos 48 minutos. A equipa da casa criava perigo junto à baliza adversária e animava os seus apoiantes na bancada. Três minutos depois deste lance, João Pica intercetou um cruzamento de Zé Luís, da esquerda, e quase fez autogolo.
O jogo das duas equipas não parece estar muito diferente daquele a que assistimos durante todo o desenrolar da primeira parte. O Académico de Viseu tem uma estratégia bem definida, para atacar fundamentalmente pelas alas, mas não tem criado situações de grande perigo para o FC Porto.
Aos 59 minutos, Vítor Ferreira ganhou a bola e lançou Zé Luís para o ataque, que rematou de pé esquerdo, bateu o guarda-redes Ricardo Fernandes e deu vantagem aos dragões.
1224818164367839240
Quatro minutos após o golo, a primeira alteração na equipa de Sérgio Conceição. Sai Luis Díaz para entrar Nakajima. Aos 67 minutos, alteração também no Académico de Viseu. Entrou Carter para o lugar de Fernando Ferreira.
Aos 70 minutos, Kelvin cruza, da direita, João Mário entra de rompante e cabeceia para o golo. Estava feito o empate no Fontelo.
1224821097943719936
Três minutos depois de sofrer golo, Sérgio Conceição faz uma dupla alteração na equipa. Saem Zé Luís e Marega para darem lugar a Corona e Soares. Nesta reta final da partida, o jogo não está fácil para o FC Porto. A equipa está claramente enervada e desencontrada.
Aos 84 minutos, dois cartões amarelos. O primeiro para Lucas, por retardar a reposição da bola, e o segundo para Romário Baró. Seis minutos depois, Corona cai dentro da grande área do Académico de Viseu e pede penálti. O árbitro pede ajuda ao VAR para decidir se marca grande penalidade e acaba por nada assinalar.
O árbitro João Pinheiro dá 5 minutos de compensação enquanto algumas pessoas vão já abandonando as bancadas. Aos 92 minutos, o árbitro mostra cartão amarelo a Anthony Carter. No minuto seguinte, Saravia sai lesionado de um lance com Ricardo Fernandes.
Aos 93 minutos, tempo ainda para mais uma alteração no Académico de Viseu. Sai Luisinho e entra Bruninho.
Onze do Académico de Viseu: Ricardo Fernandes; Rui Silva, João Pica, Félix Mathaus e Lucas; João Oliveira e João Mário; Zimbabwe, Fernando Ferreira e Luisinho; Jean Patric.
Onze do FC Porto: Diogo Costa, Saravia, Mbemba, Diogo Leite, Manafá, Romário Baró, Vítor Ferreira, Loum, Luis Díaz, Marega e Zé Luís.
Suplentes do Académico de Viseu: Ricardo Janota, Bruno Loureiro, Filipe, Diogo Santos, Latyr Fall, Bruninho e Anthony Carter.
Suplentes do FC Porto: Marchesín, Marcano, Nakajima, Tecatito Corona, Sérgio Oliveira, Soares e Fábio Silva.