Cabeça fria num dia difícil. FC Porto vence em Marselha e está perto dos oitavos
Zaidu e Sérgio Oliveira, de penálti, construíram a vitória portista. Veja os golos.
Corpo do artigo
O FC Porto venceu esta quarta-feira o Marselha por 2-0 em jogo da quarta jornada do grupo C da Liga dos Campeões. Zaidu e Sérgio Oliveira, de penálti, asseguraram o triunfo dos portistas, que somam agora nove pontos na competição, frutos de três vitórias em quatro jogos.
No dia em que o mundo do futebol e o universo portista se despedem de Diego Maradona e Reinaldo Teles, este foi um jogo de emoções fortes. Antes da partida, Villas-Boas tentava falar do dirigente portista com a voz embargada. Em campo, os fumos negros pintaram a camisola dos jogadores portistas.
O FC Porto entrou em campo com uma mudança no setor médio: Grujic rendeu o lesionado Uribe e assumiu as funções mais defensivas do miolo. Lá na frente, Marega corria e fazia correr, apoiado de perto por Luis Díaz.
13075763
Foi preciso esperar 15 minutos para que se assistisse à primeira grande oportunidade do jogo. Os franceses beneficiaram de um livre descaído para a direita do ataque e, após cruzamento, Marchesín teve de voar para impedir o golo após cabeceamento de Germain.
13074435
Com claras dificuldades em jogar de forma fluída, eram ainda assim os franceses quem conseguia criar mais perigo. Aos 28 minutos, Luís Henrique e Germain trabalharam bem sobre a esquerda mas, no momento do último passe, as pernas de Mbemba primeiro e de Manafá depois foram suficientes para acalmar tudo.
Foi já perto do intervalo que os dragões conseguiram criar a maior série de jogadas com perigo. E bastou.
Sérgio Oliveira bate um pontapé de canto a partir da direita e, após confusão no coração da grande área, Zaidu remata como consegue. Mandanda defende mas a bola volta a sobrar para o nigeriano, que se estreou a marcar pelos dragões.
1331702510030106624
O Marselha só conseguiu voltar a criar perigo já na segunda parte. Aos 60, Amavi cruza ao segundo poste e surge Thauvin nas costas de Zaidu. O nigeriano esticou-se o suficiente para evitar que o francês tentasse o empate.
Os dragões responderam por Marega cinco minutos depois, mas o maliano não conseguiu cabecear com perigo após passe de Otávio. Sérgio Conceição, no banco de suplentes, saía amarelado da jogada. Segundos depois, Grujic viu o segundo amarelo e saiu mesmo do campo.
Ninguém se riu. Momentos depois, Marega ganhava a frente a Balerdi e entrava na grande área. Foi parado em falta e, de uma só vez, conquistou um penálti para o FC Porto e valeu uma expulsão, também por segundo amarelo, aos franceses.
Sérgio Oliveira assumiu a marcação, não enganou Mandanda, mas fez mesmo o 2-0. São já sete golos para o médio nesta época.
1331714300709396484
Pouco depois, Conceição lançava Taremi, João Mário e Nakajima para os lugares de Marega, Luis Díaz e Corona.
Aos 81' houve novo calafrio para o FC Porto, com Benedetto a surgir sobre a esquerda após um corte falhado de Manafá. Rematou à malha lateral.
Até ao final do jogo, Benedetto ainda ameaçou por mais duas vezes, a última delas com uma bola ao poste.
Onze do Marselha: Mandanda; Sakai, Álvaro González, Balerdi e Amavi; Kamara, Rongier e Sanson; Thauvin, Germain e Luís Henrique.
Onze do FC Porto: Marchesín, Manafá, Mbemba, Sarr, Zaidu, Grujic, Sérgio Oliveira, Tecatito, Otávio, Luis Díaz e Marega.
O jogo foi arbitrado pelo sueco Andreas Ekberg, assistido por Mehmet Culum e Stefan Hallberg. No VAR esteve o espanhol Juan Martínez Munuera.
Suplentes do Marselha: Yohann Pelé, Vanni; Perrin, Nagatomo, Caleta-Car, Cuisance, Strootman, Gueye, Khaoui, Payet, Marley Aké e Benedetto.
Suplentes do FC Porto: Diogo Costa, Diogo Leite, Loum, Taremi, Nakajima, Romário Baró, João Mário, Felipe Anderson, Toni Martínez, Evanilson, Nanu e Fábio Vieira.